Internacional Titulo
Informe sobre ataque dos EUA em casamento no Afeganistão sai terça-feira
Das Agências
29/07/2002 | 16:54
Compartilhar notícia


O "informe final" sobre o bombardeio por erro das forças norte-americanas contra uma festa de casamento no final de junho no Afeganistão será divulgado, segundo porta-voz das Nações Unidas, nesta terça-feira em Cabul.

Em uma entrevista à imprensa na sede das Nações Unidas em Nova York, o porta-voz da ONU, Fred Eckhard, se negou a fazer comentários sobre os detalhes publicados em um jornal londrino com base no informe preliminar sobre o bombardeio.

O informe preliminar, segundo o Times de Londres desta segunda-feira, indica que as forças norte-americanas que chegaram ao local pouco depois do bombardeio apagaram as provas.

Ainda segundo o jornal londrino, este informe preliminar afirma que os investigadores da ONU não encontraram nenhuma arma nem "nenhuma confirmação" de que os aviões norte-americanos tivessem sido alvo de armas antiaéreas.

O informe assinala também "distorções" entre as armações das autoridades norte-americanas e a realidade dos fatos, diz o jornal.

The Times afirma que, com base no documento, existem "provas claras da ocorrência de violações de direitos humanos".

Um bombardeio acidental contra uma festa de casamento deixou 48 mortos e 118 feridos na noite de 30 de junho perto de Kajrakai, Centro do Afeganistão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;