Política Titulo Ribeirão Pires
Zé Nelson surpreende e vence disputa

Vereador do PSD conta com desistências de Banha e Rubão para ser escolhido chefe da Casa

Júnior Carvalho
Especial para o Diário
04/12/2014 | 07:50
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


Favoritos, o atual presidente da Câmara de Ribeirão Pires, Edson Savietto, o Banha (PDT), e o vereador Rubens Fernandes da Silva, o Rubão (PMDB), desistiram de disputar a mesa diretora para apoiar José Nelson de Barros (PSD), que triunfou no páreo com praticamente apoio unânime. Apenas o oposicionista Renato Foresto (PT) votou a favor da chapa na qual ele mesmo encabeçou.

A decisão ocorreu ainda na tarde de ontem, a poucas horas de a sessão começar. Os acordos já estavam amarrados em torno das candidaturas de Banha e de Rubão. Ambos se reuniram a portas fechadas e, em seguida, anunciaram que iriam retirar a candidatura. Oficialmente, a dupla alegou “consenso” entre os parlamentares para a definição do nome de Zé Nelson, mas pelos corredores da Casa o que se comentava era que as divergências se deram na escolha da composição da mesa diretora (vice-presidente, primeiro, segundo e terceiro secretários). O prefeito Saulo Benevides (PMDB) até que telefonou para alguns vereadores para emplacar a reeleição de Banha. “Eu fiquei surpreso. Nem minha família sabe, neste momento, que eu fui eleito o novo presidente da Câmara”, discursou Zé Nelson.

Apesar de a vitória do pessedista não representar derrota nítida do Paço – o parlamentar não é oposicionista declarado –, o resultado do pleito já teria deixado a cúpula do governo descontente. Em seu discurso da vitória, Zé Nelson usou tom de provocação à administração. “Eu vou ser um presidente diferente, pois vou cobrar o prefeito e os secretários. Eu cheguei (à presidência da Casa) para defender os vereadores. Vou fiscalizar o trabalho de alguns secretários, checar se estão cumprindo seus horários e exigir que atendam os vereadores”, alertou.

Banha, por sua vez, alegou problemas de saúde para justificar a desistência. “Temos de dar oportunidade para os outros. Estou cansado, minha saúde está debilitada. Vou viver mais a minha vida. Ser presidente da Câmara me consome 24 horas. Agora terei mais tempo livre”, salientou. No comando da Casa desde 2013, o pedetista ocupará o posto de terceiro secretário. A chapa liderada por Zé Nelson também tem Jorge Luis de Moraes (DEM) como vice-presidente, além de Diva do Posto (PR) e Cléo Meira (PTN) como primeira e segunda secretárias, respectivamente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;