Internacional Titulo
Straw defende segredo do informe médico sobre Pinochet
Do Diário do Grande ABC
21/01/2000 | 14:19
Compartilhar notícia


O ministro do Interior britânico, Jack Straw, insistiu esta sexta-feira que se baseia em opinioes legais ``muito explícitas' para negar-se a revelar o informe sobre a saúde do ex-ditador chileno Augusto Pinochet, após ser questionado pelo presidente da comissao de ética dos médicos britânicos.

Segundo um porta-voz do ministério do Interior, havia poucas possibilidades de Straw divulgar nas próximas 48 horas sua decisao sobre o destino de Pinochet.

``Os médicos questionam o sigilo do informe sobre Pinochet', é a manchete de primeira página do jornal The Times para apresentar a carta que lhes enviou o presidente do comitê de ética da Associaçao de Médicos britânicos (AMB), Michael Wilks.

Em sua carta, o Dr. Wilks estima que o informe em que se baseou Straw para considerar que podia decidir a libertaçao do ex-ditador pode ser comunicado ante um tribunal, pois existem inúmeros precedentes médico-legais para isso.

``No caso do general Pinochet, os especialistas designados pelo ministro do Interior agiram com um caráter forense. Ao pedir-lhes um conceito médico sobre a capacidade do general em resistir a um processo, os informes obtidos devem ser revelados em qualquer procedimento judicial, e o conceito médico rebatido ante um tribunal', assinalou Wilks.

Straw acha que deve obedecer à negativa de Pinochet em revelar as conclusoes dos geriatras e neurologistas que o examinaram em 5 de janeiro passado. Por sua parte, a organizaçao humanitária Anistia Internacional, que lidera a batalha judicial para extraditar Pinochet, acha que a declaraçao do Dr. Wilks ``corrobora amplamente com suas argumentaçoes' ante o ministério do Interior.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;