Política Titulo
Novo embaixador dos EUA chega ao Brasil
Do Diário OnLine
Com Agências
28/07/2004 | 16:44
Compartilhar notícia


O novo embaixador dos Estados Unidos no Brasil, John Danilovich, chegou na manhã desta quarta-feira a Brasília para assumir o cargo. Em nota, ele defendeu o reforço nas relações entre os dois países, que classificou como "as duas grandes nações do Hemisfério Ocidental".

Ele informou que chega para buscar os melhores caminhos para melhorar o relacionamento entre as duas nações. "Este é um momento importante nas relações bilaterais. Há muitos assuntos para se discutir, mas seria pouco apropriado responder a qualquer pergunta agora porque ainda não apresentei as minhas credenciais (ao presidente da República)".

Para mostrar o conhecimento sobre o Brasil e suas relações com o governo norte-americano, o novo embaixador lembrou que os Estados Unidos foram o primeiro país a reconhecer a soberania brasileira em 1822. "Desde então, as duas grandes nações do hemisfério ocidental se emprenharam intensamente em prol do bem estar político, social e econômico de seus cidadãos".

Danilovich chega para substituir Donna Hrinak, que representou o governo americano por dois anos e dois meses. Ele é amigo pessoal do presidente George W. Bush e tem como principal objetivo, juntos aos interesses do seu país, garantir a consolidação da Alca (Área de Livre Comércio das Américas).

Antes de se tornar embaixador no Brasil, Danilovich foi embaixador dos Estados Unidos na Costa Rica. Ele integra os quadros do Partido Republicano e ajudou a arrecadar fundos para o atual presidente norte-americano durante a campanha eleitoral de 2000.

Leia abaixo a nota divulgada pelo novo embaixador americano no Brasil:

"Estou muito feliz de chegar a Brasília hoje. É uma honra ter a oportunidade de representar meu presidente e o povo dos Estados Unidos da América novamente, desta vez junto à República Federativa do Brasil. Os Estados Unidos foram o primeiro país a reconhecer a soberania do Brasil em 1822. Desde então, as duas grandes nações do Hemisfério Ocidental se empenharam intensamente em prol do bem-estar politico, social e econômico de seus cidadãos. Nós compartilhamos tantos objetivos, aspirações, ideais e princípios comuns.

Os Estados Unidos e o Brasil são velhos amigos e nossa amizade tem resistido com sucesso ao teste do tempo. À medida que nossas nações trilham os primeiros anos do século 21, desejo assegurar-lhes que agora, como novo embaixador do meu país em seu país, farei o melhor que puder para aperfeiçoar, fortalecer e melhorar de forma construtiva as nossas inegavelmente importantes relações. Este é um momento importante nas relações bilaterais. Há muitos assuntos para se discutir mas seria pouco apropriado responder a qualquer pergunta agora porque ainda não apresentei as minhas credenciais. No entanto, espero estar pronto para fazer comentários mais substanciais em breve.

Gostaria ainda de dizer o quanto eu, bem como minha esposa Irene e nossos três filhos, principalmente Alexander, que vai morar conosco em Brasília, estamos ansiosos para conhecer este maravilhoso país, seu povo e sua cultura".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;