Internacional Titulo
33 soldados russos estao desaparecidos na Chechênia
Do Diário do Grande ABC
30/03/2000 | 12:12
Compartilhar notícia


Trinta e três soldados russos desapareceram depois de uma emboscada no sudeste da Chechênia na quarta-feira, confirmou, nesta quinta-feira, o conselheiro do Kremlin, Serguei Iastrjembski, citado pela Interfax.

Pouco depois do ataque ao comboio russo, os rebeldes fizeram nova ofensiva, emboscando as tropas de resgate. Os combates duraram várias horas. Apesar dos ataques, o ministro do Interior, Vladimir Rushailo disse que a Rússia nao está perdendo o controle da situaçao.

Três soldados das tropas de elite do ministério do Interior (Omon) morreram nessa emboscada, outros 16 conseguiram escapar e 20 ficaram feridos, segundo a mesma fonte. ``O destino dos outros 33 soldados ainda está sendo investigado', declarou o conselheiro.

Um segundo grupo de 107 soldados, que acudiu para ajudar, também caiu sob fogo dos rebeldes chechenos. ``Os combatentes chechenos os esperavam. Houve cerca de vinte feridos', precisou Iastrjembski.

A zona da emboscada foi isolada pelo exército russo, que está realizando operaçoes de reconhecimento para encontrar os soldados desaparecidos, segundo a mesma fonte. Dos 49 soldados da unidade de elite do ministério do Interior da cidade de Perm (Urais) abatidos na emboscada, 33 continuam desaparecidos, acescentou o responsável.

Ruchailo, pediu a suas tropas, nesta quinta-feira, uma vigilância contínua, enquanto que a sorte dos soldados continuava desconhecida. ``A situaçao na república nao é fácil e necessita de uma vigilância constante por parte das forças federais (...) por causa da continuaçao dos ataques rebeldes', disse Ruchailo.

O grupo de 150 rebeldes autores da emboscada estaria dirigido, segundo as fontes militares, por Ruslan Guelaiev, que liderou os rebeldes que tomaram a localidade de Komsomolskoia (Sul) durante cerca de duas semanas, no início do mês de março, antes de ceder a um ataque com bombas por parte dos russos.

Os militares russos afirmaram ter matado 50 rebeldes no enfrentamento, na madrugada de quinta-feira, perto de Jani-Vedeno, e que continuam eliminando os rebeldes nesta zona com ajuda da aviaçao.

Outro grupo de 400 rebeldes dirigidos pelo comandante Jattab se encontram aparentemente na regiao de Nokhai-Iurt, um pouco mais ao Norte, segundo a agência Interfax.

O general Evgueni Savilov, que dirige as forças aéreas na regiao, reconheceu que os rebeldes conseguiram se reagrupar no Sul da Chechênia, de onde lançam ataques de maneira coordenada.

A reativaçao da açao rebelde contra as forças acontece num momento em que os líderes do Cáucaso, revelaram na quarta-feira, terem servido de intermediários para contatos, desde janeiro, entre as autoridades russas e chechenas. Um representante do Kremlin afirmou que esses contatos aconteceram ``por escrito' e a pedido de Maskhadov.

Até agora, Moscou negou-se qualquer negociaçao com os líderes separatistas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;