Internacional Titulo
Ataque das Farc deixa 5 policiais mortos na Colômbia
Da AFP
03/10/2005 | 20:40
Compartilhar notícia


Cinco policiais morreram e outros 40 estão desaparecidos em consequência de um ataque das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) em Sipí, no departamento de Chocó (oeste), informaram as autoridades colombianas.

"Até o momento a informação que temos é de cinco mortos e oito feridos", disse Genaro Murillo, prefeito do município de Sipí, um dos mais pobres do país.

Horas antes, Julio Ibargüen, governador de Chocó, informou que "cerca de 40 agentes estão desaparecidos".

As rádios de Bogotá levantaram a hipótese de que os policiais podem ter sido capturados pelas Farc, mas o governador disse que "não se pode adiantar nada".

As versões foram alimentadas por uma declaração de William Palacios, diretor do  DAS (serviço de inteligência) na região, que assegurou que 60 policiais repeliram o ataque das Farc durante pelo menos três horas, mas se renderam quando acabou a munição.

No entanto, Palacios disse que, pelo último contato telefônico feito com um dos policiais, teve informações de que 24 sobreviveram ao ataque (entre eles os seis feridos) e um suboficial morreu.

"O diretor da polícia, general Jorge Daniel Castro, está à frente da situação e foram enviados reforços", acrescentou Ibargüen Mosquera.

O ataque das Farc começou por volta de 13h (horário local) de domingo e coincidiu com um terremoto de 5,2 graus, que teve como epicentro Sipí.

Segundo o Departamento Administrativo de Segurança, os rebeldes destruíram parcialmente a sede do comando policial, que foi alvo de numerosos disparos e explosivos.

O único acesso possível a Sipí é por rio. A selva de Chocó é considerada uma das zonas mais chuvosas do mundo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;