Internacional Titulo
Parlamento palestino tenta reconciliar Arafat e premiê palestino
Da AFP
03/09/2003 | 17:38
Compartilhar notícia


O parlamento palestino tentará, nesta quinta-feira, reconciliar Yasser Arafat e seu primeiro-ministro Mahmud Abbas, que disputam entre si o controle dos serviços de segurança, num momento em que o plano de paz, que deve levar à criação de um Estado palestino, parece condenado.

Ao apresentar um levantamento dos seus 100 primeiros dias de governo, Abbas,mais conhecido como Abu Mazen, disse esperar que o parlamento de 85 membros apóie sua solicitação. Ele quer controlar todos os serviços de segurança palestinos, informaram seus assessores.

Segundo responsáveis do Fatah, o movimento de Arafat e Abbas, vários deputados iniciaram nestes últimos dias uma mediação para evitar um confronto entre seus partidários no parlamento. "Estamos trabalhando sem descanso para evitar que o parlamento se transforme em campo de batalha", informou um destes responsáveis que não quis ser identificado.

O conflito entre Arafat e Abbas, número dois da Autoridade Palestina, não está oficialmente na pauta do parlamento, mas os deputados devem evocar a questão e podem pedir um voto de confiança, que poderia levar à dissolução do governo.

Os Estados Unidos avisaram que não tolerarão a queda do governo Abbas e exortaram Arafat, a quem querem isolar, a pôr à disposição de Abbas os instrumentos de segurança sob seu controle.

Abbas controla somente três setores das forças de segurança: a polícia, a defesa civil e a segurança preventiva. Já a força de segurança nacional, composta de 35.000 a 40.000 membros, e outras unidades como a inteligência, a marinha e a polícia de fronteiras, estão sob o controle de Arafat.

Segundo um assessor de Arafat, ele quer conservar suas prerrogativas, mas está disposto a aceitar a decisão do Conselho Legislativo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;