Internacional Titulo
Otan testa ponte que deve aproximar albano-kosovares
Do Diário do Grande ABC
29/02/2000 | 14:43
Compartilhar notícia


Em um sinal de que nao aceitam a divisao étnica da cidade mais tensa de Kosovo, as forças de pacificaçao da Organizaçao do Tratado do Atlântico Norte testaram uma ponte para pedestres nesta terça-feira, com a qual esperam comunicar entre si os albano-kosovares de Kosovska Mitrovica.

A ponte, que cruza o rio Ibar, ligará o setor Sul albanês a três edifícios residenciais no norte, o setor predominantemente sérvio. A Otan planeja assentar de novo nesses prédios os albaneses que fugiram de suas casas nos setores sérvios. Mas, em um reflexo da realidade da separaçao étnica, os edifícios estao cercados por arames farpados, isolados do setor Norte, e sob constante vigilância das tropas da Otan.

Depois de unir a ponte, os soldados a desmontaram. Um porta-voz da Otan, o major Nicholas Naudin, disse que estavam apenas testando e que logo estará de pé de forma permanente, mas nao divulgou uma data.

O teste da ponte, situada a apenas 100 metros da principal ponte rodoviária da cidade, suscitou intensas críticas de um líder sérvio de Mitrovica, Oliver Ivanovic, do conselho sérvio local, que censurou os pacificadores por nao enfrentar a 'verdadeira situaçao de Mitrovica: o temor em ambas as comunidades``.

'Esta ponte de pedestres é apenas uma indicaçao de que a Otan está ajudando o lado albanês e nao quer fazer nada para os sérvios``, acusou Ivanovic. Um grupo de sérvios reuniu-se, essa manha, em torno da ponte. Um deles, que nao quis dizer o nome, previu: 'Isso nao vai funcionar``.

Kosovska Mitrovica, 30 quilômetros ao Norte de Pristina, capital da província de Kosovo, foi cenário de confrontos étnicos nos últimos meses, com um saldo de várias mortes e dezenas de feridos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;