Internacional Titulo
Israel propõe trégua 'recíproca' aos palestinos, segundo Abbas
Da AFP
23/03/2007 | 19:57
Compartilhar notícia


O presidente palestino, Mahmud Abbas, afirmou nesta sexta-feira que Israel lhe propôs uma trégua "recíproca" para deter a violência na região, em declarações realizadas à TV estatal de Israel.

Em uma inesperada entrevista, Abbas disse que a trégua recíproca, que o recém instalado governo palestino de união nacional pretende aplicar na Faixa de Gaza e na Cisjordânia, é baseada em uma proposta de Israel.

"A trégua recíproca que estamos analisando é uma proposta israelense, um projeto que nos foi apresentado pelo governo de Israel para a instalação de uma trégua recíproca e simultânea", declarou Abbas.

"No momento, trabalhamos sobre esta base", disse o presidente palestino.

Abbas estimou que uma trégua favorecerá os interesses palestinos e israelenses, ao afastar os temores de Israel de que os grupos palestinos aproveitem a situação para se rearmar.

"Se Israel considerasse isto inútil, não o teria proposto", destacou Abbas.

O presidente palestino insistiu no caráter recíproco de uma eventual trégua, recordando que as duas suspensões das hostilidades proclamadas pelos palestinos desde o início da atual Intifada não prosperaram.

A proposta informada por Abbas contradiz declarações recentes de responsáveis israelenses, que excluíram uma trégua com os palestinos antes do respeito total do acordo estabelecido em 26 de novembro sobre a Faixa de Gaza.

Desde esta trégua de novembro, já foram disparados mais de 100 foguetes de Gaza contra o sul de Israel.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;