Cultura & Lazer Titulo
Centanário de Ary Barroso é comemorado em S.Caetano
Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
16/10/2003 | 20:02
Compartilhar notícia


A menos de um mês da data em que se celebrará o centenário de nascimento do compositor Ary Barroso (1903-1964), São Caetano recebe o espetáculo Ary, o Brasileiro, com vida e obra do músico recontadas em sua homenagem. A apresentação única ocorre nesta sexta-feira, às 20h30, no Teatro Paulo Machado de Carvalho, com entrada franca. A produção já foi exibida em diversas cidades e integra o pacote comemorativo dos 50 anos da Petrobrás.

“Exibimos grandes sucessos de Ary Barroso e algumas músicas menos conhecidas, como as sertanejas e as marchinhas de Carnaval. Porém, mais que isso, mostramos o personagem, a figura humana que ele foi”, afirma Newton Gmurczyk (voz e violão de sete cordas) do grupo Bons Tempos, que comanda o espetáculo.

A execução das músicas é entremeada por falas, exibições de vídeo e passagens mais teatrais, com simulação de momentos vividos por Ary Barroso. Sérgio Cabral, autor da biografia No Tempo de Ari Barroso (editora Lumiar), aparece no telão em três momentos diferentes, comentando alguns fatos relativos à vida de Ary (o biógrafo optou por grafar o nome com i, mas o artista foi registrado com y).

As cenas foram gravadas nos locais dos acontecimentos: a Rádio Nacional, onde ele fazia seu famoso programa de calouros; o Estádio do Maracanã, onde narrava jogos de futebol sem esconder sua paixão pelo Flamengo; e o bar Vilarino, ponto de encontro com seus amigos no happy hour.

“Ary Barroso escrevia, falava em rádio, TV, fazia música, era conversador, político. Foi um multimídia perfeito, bem antes de surgir essa palavra”, afirma Cabral.

Na montagem, o jornalista conta uma passagem curiosa envolvendo um torcedor e o Ary Barroso narrador de jogos de futebol, que ganhou notoriedade por jamais esconder sua devoção pelo rubro-negro.

Gmurczyk vai além: “Ary era um sujeito muito mal-humorado, e por isso mesmo, muito engraçado, cômico”. Por conta disso, afirma que a montagem garante ao público algumas boas risadas.

Sobre o repertório, Gmurczyk diz que parte será executada de forma mais próxima da original (tais como Na Baixa do Sapateiro, Os Quindins de Iaiá e No Tabuleiro da Baiana), enquanto outras (como Rio de Janeiro e Morena Boca de Ouro) receberão uma leitura mais moderna.

O Grupo Bons Tempos é de Campinas e há dez anos executa o repertório de Ary Barroso. Todos os integrantes são engenheiros formados pela Unicamp: Alfeu Julio (cavaquinho e voz), Caco Piccoli (voz solo e percussão), Chiquinho (pandeiro e percussão), Elder (timba e voz) e Gmurczyk. Outros seis músicos compõem a banda de apoio.

Ary, o Brasileiro – Show. Sexta-feira, às 20h30. No Teatro Paulo Machado de Carvalho – al. Conde de Porto Alegre, 840, S.Caetano. Tel.: 4220-3924. Entrada franca. Não haverá distribuição de ingressos. Uma fila será formada com 45 minutos de antecedência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;