Esportes Titulo
Santos derrota Flamengo em pleno Maracana
Do Diário do Grande ABC
07/11/1999 | 20:08
Compartilhar notícia


O atacante Dodô manteve as esperanças de classificaçao do Santos à segunda fase do Campepnato Brasileiro ao marcar o único gol do jogo com o Flamengo, neste domingo, no Maracana, o centésimo do Santos na temporada.

O resultado deixou as duas equipes com 29 pontos. Dodô foi o destaque da partida, autor de várias jogadas individuais de perigo - em duas delas, obrigou Clemer a defesas difíceis.

A torcida do Flamengo compareceu em grande número, motivada com a vitória sobre o Independiente, da Argentina, na sexta-feira, o que garantiu ao Rubro-Negro a permanência na Copa Mercosul. Mas foi exatamente por ter tido pouco tempo para descansar, que o Flamengo nao conseguiu deter o ataque do Santos. Ainda no primeiro tempo, era visível o desgaste da equipe.

Com 25 minutos de jogo, o Santos já criara cinco oportunidades de gol.

A primeira, em cruzamento de Narciso da direita, que Lúcio completou de letra, num lance de preciosismo, diante de Clemer. Depois, começou o show de Dodô, que 'entortou' a irregular zaga do Flamengo. Ele esteve por marcar aos 10, 20 e 24 minutos da etapa inicial.

No Flamengo, Athirson era o único que tentava as jogadas mais inteligentes e velozes. No final, ele e Leandro Avila foram os únicos poupados das vaias da torcida. Pouco depois do ritmo forte imposto pelo Santos, o Flamengo começou a tocar mais a bola para diminuir o ímpeto do adversário. E foi Athirson quem mais apareceu. Numa arrancada pela esquerda, ele cruzou para Leandro Machado imitar Lúcio e bater de letra na bola, perdendo o gol.

As melhores chances nesta etapa, porém, pertenceram ao Flamengo.

Romário chutou uma bola na trave, na única falha de Zetti na partida, ao sair mal para cortar um cruzamento. E também Romário, no último minuto do primeiro tempo, perdeu gol incrível diante de Zetti.

Como o meio-de-campo do Flamengo nao funcionava - Iranildo, por exemplo, demonstrava uma apatia irritante -, Carlinhos o substitutiu por Rodrigo Mendes. Paulo Autuori nao quis mexer na equipe no intervalo e apenas orientou o time a esperar o Flamengo no campo de defesa para sair nos contra-ataques. Foi o que aconteceu na etapa final. O Flamengo passou a pressionar, com erros de finalizaçao. E o Santos explorava a rapidez de Dodô e Eduardo Marques.

O segundo tempo, mais corrido, permitiu ao Santos explorar o cansaço do Flamengo. E aos 32 minutos, em lance que começou pela direita do ataque do Santos, Gustavo recebeu passe de Aílton e chutou a bola em cima de Clemer. Na sobra, Dodô completou, com Clemer caído. Depois, Autuori trocou Eduardo Marques por Basílio, para dar mais força ao meio-de-campo. A equipe do Flamengo restou ouvir da torcida os gritos de "timinho".

A vitória do Santos praticamente garante a equipe na seletiva que vai ser disputada para que se conheça mais um representante brasileiro na Taça Libertadores da América.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;