Cultura & Lazer Titulo
Sintetizador de voz agiliza atividades de leitura no PC
Landa Xavier
Da Redaçao
03/07/2000 | 18:33
Compartilhar notícia


   Foi se o tempo em que computadores que falam eram exclusividade dos filmes de ficçao científica. A MicroPower lançou o Delta Talk 2.0, um software sintetizador de voz que converte textos escritos em vozes próximas à natural.

A proposta do programa é permitir que o usuário tenha uma ferramenta que contribua para as atividades de leitura no computador. Quem quiser, por exemplo, saber as últimas notícias pela Internet, tem a opçao de ouvi-las em vez de lê-las. Basta que o texto seja selecionado.

De acordo com o fabricante, esse sintetizador tem uma base de dados completa para a língua portuguesa que garante a pronúncia correta de mais de milhares de palavras, além de ler planilhas do Excel, números, quantias e datas, horas e medidas.

O Diário testou o software e constatou: o Delta Talk leu qualquer palavra e textos que foram escritos ou selecionados. Está certo que com uma pronúncia um tanto quanto robotizada, mas possível de entender. Quando foi digitada uma pergunta para sua leitura, o software leu a frase com a entonaçao correta, o mesmo acontecendo com as vírgulas e outros sinais de pontuaçao.

Em posse do CD-ROM, o usuário pode ainda escolher entre três opçoes de vozes - duas masculinas e uma feminina - e definir sua velocidade, tonalidade, entonaçao e ritmo. Há também a possibilidade de programá-lo para cantar por meio de um editor de melodias.

Outra funcionalidade do lançamento é a agenda lembrete. Uma vez programada, vai avisar o usuário a hora e o local do seu compromisso. Segundo a direçao da empresa, o produto contribui com o aprendizado de crianças em fase de alfabetizaçao e no auxílio de leitura de deficientes visuais.

Para rodar o software é necessário um equipamento Pentium 100, 16 MB de RAM, 30 MB de espaço no HD, Win 95/98 e CD-ROM 4X. O preço sugerido ao consumidor é de R$ 49. Mais informaçoes podem ser encontradas no site www.micropower.com.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;