Política Titulo
Greenhalg cede e reformas devem tramitar em 20 dias na CCJ
Do Diário OnLine
06/05/2003 | 15:57
Compartilhar notícia


O líder do governo na Câmara, deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), reuniu-se nesta terça-feira com os líderes do partido da base aliada para discutir o debate das reformas. Durante o encontro, os parlamentares decidiram tonar ágil a votação. Depois de uma conversa com o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Luiz Eduardo Greenhalg (PT-SP), abriu mão das audiências públicas que pretendia fazer. Assim, os líderes acreditam ser possível concluir a tramitação das propostas na CCJ num período de 20 dias.

Ainda durante o encontro, ficou decidido também que a discussão dos pontos “positivos” das reformas da Previdência e tributária serão priorizados durante a tramitação das propostas na Câmara. Os pontos polêmicos, portanto, devem ficar para um segundo momento.

Os líderes também decidiram que não serão apresentadas emendas individuais nas comissões especiais, devendo ser apenas apresentadas pelas bancadas. Segundo o líder do governo no Senado, o objetivo dessa orientação é evitar emendas repetitivas.

Após o encontro, Rebelo disse que foi construído “um caminho comum” para a tramitação das reformas. “Todos os partidos da base do governo que podem ter uma ou outra divergência assumiram o compromisso de apoiar as reformas e procurar fazer um esforço para resolver as polêmicas com negociação”, afirmou.

Para a relatoria da reforma da Previdência na CCJ, foram apontados os deputados Vicente Cascione (PTB-SP), José Eduardo Cardoso (PT-SP) e Maurício Randes (PT-PE). Já para a tributária, proposta considerada menos polêmica, pode ser indicado um relator de oposição. Estão cotados Osmar Serraglio (PMDB-PR), Roberto Magalhães (PSDB-PE) e Jaime Martins (PL-MG).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;