Economia Titulo
Companhias de mineraçao contestam venda de ouro ao FMI
Do Diário do Grande ABC
17/06/1999 | 15:02
Compartilhar notícia


A associaçao mundial das sociedades produtoras de ouro pediram esta quinta-feira aos países do G7 que se recusem a vender uma parte das reservas do Fundo Monetário Internacional (FMI) para aliviar a dívida dos países pobres e afirmou que esta medida seria contraproducente para estes países.

O Conselho Mundial do Ouro (World Gold Council), organismo com sede em Londres e que reúne as principais companhias de mineraçao do mundo, destacou que o projeto do FMI, assim como as vendas anunciadas de uma parte das reservas de ouro dos bancos centrais suíço e britânico explicam essencialmente a recente queda dos preços do ouro. Esta queda já afetou a renda das exportaçoes de vários países pobres e corre o risco de frear os projetos de mineraçao que deviam contribuir para a diversificaçao da renda de certos países.

Dos 141 países que devem se beneficiar com o programa de reduçao da dívida, financiada em parte pelas vendas de ouro do FMI, nove obtêm mais de 5% de sua renda de exportaçoes da venda do ouro, segundo um estudo publicado esta quinta-feira pelo WGC.

A Africa, que compreende 33 dos 41 países mais pobres do planeta, está particularmente exposta à queda de preços. Segundo o estudo, a queda observada em 1996 e 1997 já causou a perda de 400 milhoes de dólares em 1998 aos países da Africa subsaariana, excluindo a Africa do Sul. O ouro representa 7,8% das exportaçoes da Africa subsaariana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;