Internacional Titulo
Austria vai indenizar vítimas do Holocausto
Do Diário do Grande ABC
17/05/2000 | 08:20
Compartilhar notícia


Termina hoje na Austria o evento Conferência sobre o Fundo de Reconciliaçao, que examina o projeto de criaçao de um fundo de indenizaçao para as vítimas do Holocausto. O encontro, que teve início ontem, reúne autoridades de vários países.

O projeto prevê cinco categorias de indenizaçao: trabalhadores forçados tratados como escravos, os que foram utilizados na indústria, os que trabalharam na agricultura, as crianças deportadas e as mulheres deportadas que deram à luz durante essa época.

A conferência está sendo co-presidida por Maria Schaumayer, representante do governo austríaco, e pelo vice-ministro das Finanças dos Estados Unidos, Stuart Eizenstat.

O evento, no entanto, nao é aprovado totalmente. O advogado norte-americano dos sobreviventos do Holocausto, Ed Fagan, classifica o encontro em Viena como racista e discriminatório.

Schaumayer defendeu-se das acusaçoes durante o encontro e disse que o advogado nao tem conhecimento suficiente nem argumentos para avaliar o caso.

Maria Rauch-Kallat, secretária geral do Partido Conservador austríaco, que integra o atual governo, também recusou as críticas de Fagan e disse que o objetivo do governo da Austria era fazer chegar o dinheiro às pessoas prejudicadas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;