Cíntia Bortotto Titulo
Entrar no mercado de trabalho
Do Diário do Grande ABC
17/11/2014 | 07:07
Compartilhar notícia


Muitas pessoas me perguntam: afinal, qual é o melhor momento para ingressar no mercado de trabalho? Esta é uma discussão intensa. Deve-se começar a trabalhar ainda no Ensino Médio como forma de ganhar experiência? Ou isso atrapalharia a entrada numa boa universidade?
Acredito que a melhor formação envolve ingresso rápido no mercado de trabalho. É bem possível trabalhar e ganhar conhecimento prático e, ainda, estudar para passar em um bom vestibular. Em algum momento, um curso preparatório para prestar vestibular pode contribuir, mas o trabalho desde cedo pode ajudar em futuros programas de estágio e trainee.
Mas, como encontrar o primeiro emprego? Hoje em dia é bem mais fácil de se conseguir, pois há muitas empresas contratantes. Se você faz colégio técnico, muitas vagas são oferecidas nos murais das próprias instituições de ensino. Se cursa o Ensino Médio regular, procure nos principais sites de emprego, como vagas.com, empregos.com, curriculum.com e instituições governamentais. Ainda, é possível encontrar o primeiro emprego em jornais. Além disso, tendência que toma cada vez mais corpo nas empresas é a busca de oportunidades por meio das redes sociais. Alguns segmentos têm como uma de suas característica oferecer a primeira oportunidade para muitos profissionais, a exemplo de empresas de contact center, da construção civil e do setor bancário, entre outros.

PASSO A PASSO
Para encontrar uma chance, procure buscá-la em diferentes fontes e tente, ao máximo, saber que tipo de oportunidade tem mais semelhança com você. Saiba o que te motiva e quais são os seus interesses.
Você sabe como montar um bom currículo para o primeiro emprego? Preocupe-se principalmente em deixar mais de uma forma de a empresa entrar em contato com você.
Deixe claro o objetivo e ele deve ser correspondente com a vaga em questão. Destaque os estudos, cursos e complemente com outras informações que podem ser relevantes, como atividades sociais. Demonstre interesses que podem diferenciar seu currículo para a empresa que está contratando.
Aí vem sua entrevista. Explicite sua vontade de trabalhar, isso conta muito quando se fala em primeiro emprego. Além disso, destaque competências como comunicação e capacidade de analisar o que lhe é dito. Demonstre também seus valores, principalmente se eles passarem por itens como comprometimento, pontualidade e respeito pelo outro.
Entrar em grande companhia ou em instituição preocupada com seu desenvolvimento e evolução pode ser a chave para carreira de sucesso. Não se esqueça de olhar para isso quando for buscar sua primeira oportunidade! Siga confiante e boa sorte! 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;