Setecidades Titulo
Tirar carta vira transtorno
Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
02/08/2010 | 07:27
Compartilhar notícia


 

Há três meses o problema continua o mesmo para quem quer tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) no Grande ABC. Queda e lentidão do novo sistema da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) - conhecida como e-CNHsp - são as principais reclamações de alunos, proprietários de CFCs (Centros de Formação de Condutores) e de autoescolas.

A equipe do Diário acompanhou no sábado a saída de cerca de 100 alunos do CFC-A São Bernardo, no Centro da cidade. Das 11h40 - horário da saída - às 11h55, eles permaneceram em fila e impacientes até ouvirem de uma funcionária que estavam dispensados, porque o sistema estava fora do ar.

"Essa é a minha oitava aula e duas vezes não consegui registrar a impressão. É difícil ter de voltar só para isso, ainda mais porque trabalho. Falta apenas uma para terminar e nem sei quando vou pegar o certificado", disse o montador eletrônico de São Bernardo Francisco Vieira Bezerra, 30 anos.

Por conta de uma dermatite de contato na mão direita, a recepcionista de São Bernardo Denise Pereira Bispo, 19, encontra mais dificuldade. "A dermatite não permite o reconhecimento. Tenho de pedir para passar a esquerda e, somado à lentidão, é impossível conseguir", disse.

A coordenadora do CFC Érica Patrícia da Conceição informou que em casos como esse é feito um relatório para provar a presença do aluno. "A Prodesp fornece um número de protocolo e anexamos no relatório para justificar a presença. Tudo é encaminhado à Ciretran e depois ao Detran para liberação. É um processo demorado."

Prejudicado - Além dos alunos, quem se sente prejudicado são os proprietários das autoescolas. "O aluno perde dois, três meses para conseguir fazer a parte teórica e nesse período os nossos instrutores ficam parados. Nessa brincadeira, o aluno demora quase seis meses para sair com a carteira", disse Gerson D' Onofre, proprietário da autoescola Shama, em São Bernardo.

A DJ de São Bernardo Priscila Campos Sabatino, 18, disse que não sabe quando vai começar a fazer as aulas práticas. "Comecei o teórico há uma semana e já não consegui registrar a digital. Desse jeito nem sei quanto tempo vou levar. O problema é que levo 30 minutos para chegar no CFC e agora vão começar as aulas e trabalho. Não vou ter tempo", explicou.

Santo André - A situação não é diferente em Santo André. O ABC CFC autoescola, no centro, ficou sem sistema quinta e sexta-feiras. "Cerca de 180 alunos já concluíram o curso teórico, mas aguardam a emissão do certificado porque não conseguiram registrar todas as entradas e saídas", disse a funcionária Natalia Vieira.

Ela explicou que alguns alunos que completaram as nove aulas não conseguiram registrar seis. "Eles tiveram de vir novamente, porém apenas uma vez deu certo. Ou seja, terão de vir mais cinco vezes sem a certeza de que estará funcionando", ressaltou.

São Caetano - Para o diretor de ensino da Associação das Auto e Moto Escolas de São Caetano, Gerson Rela, os problemas de queda e lentidão acontecem em horários específicos por conta da grande demanda. "Na quinta-feira, os alunos que saíram às 22h30 ficaram até as 23h20 aguardando o sistema, e nada. O programa é ótimo, mas a estrutura da Prodesp não existe. Há uma sobrecarga nos horários e por isso os problemas se tornam frequentes", disse, lembrando que no CFC AB há 200 casos pendentes em que alunos aguardam a emissão do certificado para dar continuidade. "O problema é que foi um período de férias, em que muitos aproveitaram, mas não vão conseguir terminar a tempo."

 

 

CFC registra quase 4.000 alunos afetados

 

Para o diretor geral do CFC-A São Bernardo, Neuclair Santo Silvestrini, o problema da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) é insustentável.

"Somamos quase 4.000 alunos que estão aguardando a emissão do certificado para dar continuidade à emissão da carteira de habilitação", explicou o sócio-proprietário.

Segundo Silvestrini, passam 2.500 pessoas por mês, sendo 800 para a primeira habilitação. "O sistema implantado apresenta falhas e por enquanto só ouvimos promessas de melhorias", disse o diretor geral, que procura divulgar para os alunos os problemas do sistema.

"Muitos não entendem que a dificuldade não está só nesse CFC. É um problema generalizado e que atinge as autoescolas que não recebem os alunos. Alguns brigam dizendo que vão nos processar,mesmo explicando como funciona". contou.

Para ele, o apoio oferecido pela Prodesp não é suficiente. "Ao entrar em contato com a chefia da companhia, vão informar que são pequenos problemas nos CFCs que não estão prontos pra o novo sistema."

 

 

Moradora aguarda repor as digitais para pegar carteira

 

Há seis meses a auxiliar administrativa de Ribeirão Pires Simone Félix, 23 anos, aguarda a tão esperada carteira de habilitação. "Todo o processo foi muito demorado. Só para a liberação do exame médico, foram 40 dias. Depois vieram o curso teórico e as aulas práticas. Essa é a pior parte, porque já fiz a prova na sexta-feira passada, passei, mas, por conta de seis digitais que não foram registradas, não consigo pegar minha carteira."

Simone trabalha o dia todo e só pode ir até a autoescola, que fica a 30 minutos de ônibus da sua casa, após as 18h ou aos sábados. "Era para estar livre disso", desabafou.

Para o diretor de ensino do CFC Estância, Adilson Costa Soares, a cidade vive pane. "Na sexta-feira tudo ficou parado. Cursos de 15 dias estão passando para 20, porque os alunos precisam voltar para registrar a entrada e saída", disse Soares.

Para ele, o pior é que muitos não entendem que é um problema que atinge toda a região. "Eles ficam bravos e não compreendem."

Enquanto isso, as autoescolas sofrem com falta de alunos e também com quem não consegue pegar a carteira por conta do problema da digital.

"Temos 50 alunos com essa dificuldade. Há casos de alunos que fizeram 20 aulas práticas e não conseguiram registrar a digital em seis. Imagine um sistema desse em São Paulo, que é muito maior. A dificuldade que vai ser", observou o proprietário da autoescola Félix Diogo Félix.

 

Comerciante leva seis dias para obter laudo de exame médico

 

Não é só quem está tirando a primeira habilitação que sofre com o novo sistema. O comerciante de Santo André Fernando Henrique dos Santos, 64 anos, levou seis dias para conseguir o laudo do exame médico para renovar a carteira de motorista, que venceu ontem.

"Cheguei no dia 26 de julho para fazer o exame médico e me informaram de que o sistema estava fora do ar. Fui praticamente todos os dias à clínica para checar e nada, até que sábado não saí do local até ter o lado em mãos", disse.

Santos explicou que algo simples o deixou irritado. "Paguei R$ 54,19 por um exame que deveria sair com o laudo no mesmo dia. Por esses imprevistos, não tem como não perder a paciência, principalmente porque temos outros compromissos".

 

 

Companhia garante melhorias no sistema

 

A Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) informou, por meio de nota, que neste fim de semana houve um ajuste que aumentou em cerca de dez vezes a capacidade de conexão simultânea ao sistema e-CNHsp.

A companhia disse que vem trabalhando na aplicação de melhorias no sistema - implantado neste ano - mas ressaltou que mesmo que tenha sido testado, acaba exigindo ajustes quando é colocado em produção. Para isso, a Prodesp tem investindo na infraestrutura física e na ampliação da capacidade de recepção de acessos simultâneos para envio de impressões digitais. O motor biométrico, responsável pela captação, terá nova versão.

Quanto às falhas nas capturas das digitais, a Prodesp alegou que elas também podem ocorrer por problemas como falta de manutenção do scanner de leitura, problemas no posicionamento dos dedos na hora da coleta das digitais e falhas de conectividade. As estatísticas feitas entre 1º e 28 de julho mostraram que os CFCs da Grande São Paulo registraram no sistema 180.582 aulas teóricas e 43.578 práticas.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;