Economia Titulo
Site da Febraban divulga tarifas bancárias
Emerson Coelho
Do Diário do Grande ABC
09/08/2009 | 07:25
Compartilhar notícia
DGABC


Saber quais bancos oferecem as menores tarifas bancárias deixou de ser um problema para o consumidor. A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) acaba de disponibilizar em seu site (www.febraban.org.br) a divulgação das taxas cobradas por 30 instituições financeiras do País.

Segundo a entidade, basta acessar o link para ter o serviço Star (Sistema de Divulgação de Tarifas de Serviços Financeiros) disponível no site. Nele constam valores individuais de serviços, de pacotes e a indicação do que é gratuito, além de um simulador que permite estimar quanto o cliente vai pagar pela utilização de serviços adicionais.

"Queremos tornar mais transparentes as tarifas bancárias ao público em geral e aos órgãos de defesa do consumidor, fortalecendo as bases da livre iniciativa e livre concorrência, essenciais a um mercado mais equilibrado e harmônico", afirma o assessor técnico da Febraban, Ademiro Vian.

Segundo Vian, a criação do serviço só foi possível porque há cerca de um ano e meio, o Banco Central padronizou a classificação e a quantidade de tarifas cobradas pelas instituições financeiras, inclusive dos serviços prioritários, que são os mais utilizados pela maioria dos consumidores (pessoa física).

A padronização das tarifas cobradas pelas instituições bancárias ocorreu com a definição de normas comuns para todos os bancos e com a aplicação do pacote básico, cujo principal objetivo foi introduzir parâmetro de comparação entre os serviços oferecidos pelas instituições.

Segundo especialistas, ao iniciar o relacionamento com um banco é importante que o cliente verifique, de acordo com seu perfil, se vale mais a pena financeiramente contratar um pacote de serviços ou se é melhor ficar somente com os essenciais e pagar apenas as taxas pelos serviços extras.

Dentre os gratuitos, conforme regra do Banco Central, estão a emissão de cartão de débito, o uso de até 10 folhas de cheques por mês, a segunda via do cartão de débito, até quatro saques mensais, dois extratos por mês via terminal de autoatendimento, consultas pela internet, transferências para contas do próprio banco, compensação de cheques e a emissão de um extrato anual.

No site da Febraban é possível comparar os valores cobrados por diferentes bancos para um mesmo serviço, de uma forma simples. A classificação segue a norma do Banco Central, que estabeleceu quatro grupos: essenciais, prioritários, especiais e diferenciados. Os preços que constam no site são os básicos, ou seja, sem eventuais descontos que as instituições podem dar aos clientes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;