Política Titulo
Título de eleitor se torna obrigatório
Raphael Di Cunto
Especial para o Diário
16/07/2010 | 09:09
Compartilhar notícia


A partir desta eleição, passa a ser obrigatória a apresentação do título de eleitor e documento de identidade com foto no dia da votação. A exigência é parte da ‘minirreforma' do Código Eleitoral, aprovada no ano passado pelo Congresso para dificultar fraudes no pleito.

A principal diferença é que, pela antiga legislação, valia um ou outro documento. "Agora só pode votar quem estiver com ambos", informou a assessoria do TRE (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), que prepara campanha publicitária para divulgar os requisitos e evitar problemas no dia das eleições.

O eleitor pode tirar a segunda via do título até o dia 4 de agosto, em qualquer cartório eleitoral, ou até 23 de setembro, no cartório em que está inscrito. Quem perdeu o prazo para fazer o documento este ano - encerrou no dia 5 de maio - ficará impossibilitado de votar nos dias 5 e 31 de outubro.

Keila Correa, chefe do cartório eleitoral da Zona 263, em Santo André, avalia que o número de eleitores atrás da segunda via do título deve aumentar com as campanhas. "Ultimamente vêm uma média de 10 a 12 pessoas por dia buscar a reimpressão", afirmou.

Outra novidade para esta eleição é o voto em trânsito, extinto desde a implantação das urnas eletrônicas, em 1994. O prazo de inscrição para quem quiser votar em outra cidade iniciou ontem e vai até 15 de agosto.

O eleitor pode se registrar tanto para o 1º ou para o 2º turno, mas terá que justificar o voto se não estiver na cidade que escolheu no dia da eleição - como transferiu temporariamente o domicílio, o título não será aceito nem no próprio cartório onde foi emitido.

Porém, o voto só será transferido para as capitais dos estados, onde serão montadas sessões especial para votação - em São Paulo, o TRE planeja dois postos, nos metrôs República e Paraíso.

Quem votar em trânsito só terá direito a escolher o presidente e o vice, da mesma forma que ocorre com eleitores no Exterior - neste ano também estão em disputa os cargos de senador, deputados federal e estadual e governador.

Ontem, primeiro dia de adesão ao voto em trânsito, nenhum dos cartórios do Grande ABC consultados pela equipe do Diário tiveram inscrições na modalidade.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;