Internacional Titulo
EUA: Corte Suprema decidirá sobre futuro da cadeira elétrica
Do Diário do Grande ABC
27/10/1999 | 17:10
Compartilhar notícia


A Corte Suprema dos Estados Unidos estudará novamente a questao da cadeira elétrica para decidir se constitui ou nao um meio "anormal e cruel" de execuçao. Isto acontece vinte anos depois da última decisao judicial a respeito.

A Corte admitiu um recurso de um condenado à morte da Flórida (sudeste), Anthony Bryan, com execuçao prevista para quarta-feira. Ele foi condenado pelo assassinato em 1983 de um guarda, no Misisippi (sul).

Nao se espera uma decisao judicial da Corte antes do começo do próximo ano, precisou o porta-voz, Ryan Abel.

A decisao da Corte Suprema tem lugar depois de três execuçoes controversas na Flórida. Na última, em julho, o condenado à morte Allen Lee Davis havia sangrado pelo nariz antes de ser eletrocutado; o sangue escorreu da máscara de couro que lhe cobria a boca, caindo sobre seu peito durante a execuçao.

Nas outras duas execuçoes, em 1990 e em 1997, saíram labaredas do condenado. A execuçao de Anthony Bryan foi adiada sem previsao até uma decisao da Corte Suprema.

Em 1976, a Corte Suprema havia restabelecido a pena de morte nos Estados Unidos, estimando que nao representava um "castigo anormal e cruel" em conformidade com a VIII emenda da constituiçao.

Dos 38 Estados norte-americanos que aplicam a pena de morte, só quatro -Flórida, Georgia, Alabama, Nebraska- recorrem à cadeira elétrica. Os demais preferem a morte por injeçao letal.

É a primeira vez que a Corte examinará a questao constitucional da cadeira elétrica desde 1980.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;