Política Titulo
Lobby reforça emendas do Grande ABC
Karen Camacho
Da Redaçao  
16/05/1999 | 20:13
Compartilhar notícia


A bancada do Grande ABC na Assembléia Legislativa, prefeitos e a sociedade civil organizada voltam a se reunir nesta segunda, às 9h, no plenário Tiradentes do Legislativo. O objetivo é discutir estratégias para a aprovaçao das 64 emendas da regiao apresentadas, em conjunto, à LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) do governo do Estado para o ano 2000.  

Os deputados da regiao na Assembléia sao: Vanderlei Siraque (PT-Santo André), Newton Brandao (PTB-Santo André), Ramiro Meves (PL-Sao Bernardo), Marquinho Tortorello (PPS-Sao Caetano), Daniel Marins (PPB-Sao Caetano), José de Filippi Júnior (PT-Diadema) e José Augusto da Silva Ramos (PPS-Diadema).  

As propostas da bancada visam atender a reivindicaçoes da regiao e retomam 22 das 39 emendas apresentadas à LDO no ano passado e que nao foram contempladas pelo governo. A nova LDO deverá ser votada até o dia 30 de junho pela Assembléia.  As áreas que mais receberam propostas foram: saúde (13), ciência, tecnologia e desenvolvimento econômico (11), transportes (6), recursos hídricos, saneamento e obras (6) e meio ambiente (5).  

Para o deputado estadual Vanderlei Siraque (PT), os deputados devem se comprometer a fazer lobby com os parceiros de bancada na Assembléia para convencê-los a priorizar as emendas da regiao. "Agora, vai depender da articulaçao e vontade política de cada um dos deputados do Grande ABC", disse Siraque.  

Os partidos que nao têm deputados da regiao em sua bancada, pela sugestao de Siraque, também poderao ser convencidos pelos prefeitos do Grande ABC que forem à Assembléia. "Nao adianta acreditar que sem pressao a regiao vai conseguir incluir as emendas. É preciso fazer lobby com os outros deputados", disse Siraque. A uniao dos sete deputados estaduais da regiao deve ser testada nesse trabalho.  

Segundo o petista, a estratégia para aprovaçao das emendas, que deve ser traçada na reuniao de hoje, é apenas o primeiro passo para fazer com que o governo do Estado atenda às reivindicaçoes da regiao. "Os deputados devem priorizar as emendas que foram apresentadas em conjunto", defendeu Siraque. "Mesmo se emendas forem contempladas na LDO, o governador nao tem obrigaçao de inclui-las no Orçamento. Por isso, talvez tenhamos de elaborar emendas no ano que vem", argumentou Siraque.  

O fato de o governo contemplar as emendas na LDO ou no próprio Orçamento também nao sao garantias para Siraque. "A bancada terá de pressionar para que o governador execute as propostas."  

O deputado Marquinho Tortorello (PPS) concorda com Siraque e afirmou que a uniao dos deputados é importante nesse processo, mas nao acredita que o lobby com os outros deputados da bancada será suficiente para aprovar as emendas. "Cada parlamentar vai defender seus interesses e sua regiao", disse.  

Para Marquinho, é preciso definir as prioridades na lista de emendas. "Temos de saber quantas têm chances reais de ser aprovadas e de o governo cumpri-las para podermos entao defendê-las como prioridade", sugeriu.  Marquinho e Siraque destacam na lista das 64 emendas as que propoem a construçao de piscinoes, os programas de qualificaçao e requalificaçao profissional e investimentos no Hospital Nardini, em Mauá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;