Setecidades Titulo
Palestras marcam Dia da Água na região
Deborah Moreira
Do Diário do Grande ABC
22/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O mundo comemora hoje o Dia Mundial da Água. No Grande ABC, diversas ações de conscientização da população sobre o consumo responsável de água estão programadas para toda a semana. Dezoito anos depois da criação da data, na Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), em 1992, pouco se evoluiu sobre a questão.

Em Santo André, 60 mudas de mata ciliar serão plantadas, às 9h, em torno dos lagos do Parque Central. A atividade terá a participação de 50 alunos de terceira idade do Cesa (Centro Educacional de Santo André) Vila Floresta. A preservação e a recuperação desse tipo de vegetação garantem a proteção dos reservatórios de água. A ação faz parte do Programa de Recuperação de Matas Ciliares da Secretaria de Obras e Serviços Públicos.

Já a Semana da Água, instituída desde 2006 pela Prefeitura de São Caetano, preparou diversas atrações infantis. Até o dia 26, as crianças das Emeis e Emis do município poderão percorrer circuito sobre o ciclo da água e seus caminhos a partir da represa até o tratamento de esgoto. Segundo a Prefeitura, todo o esgoto da cidade é coletado e recebe tratamento.

Em Ribeirão Pires, será realizada, no dia 27, a Caminhada das Águas, em que os participantes seguirão da Praça Central até o Parque Municipal Milton Marinho de Moraes, onde assistirão a palestras e atividades de conscientização sobre o consumo responsável da água.

O jornalista Ademir Médici, colunista do Diário, participa da palestra Os Rios da Nossa Região, às 14h, na Cidade dos Direitos da Criança, em São Bernardo, que também promoverá diversos debates e oficinas. Saiba mais sobre o assunto na cartilha preparada pelo Diário.

Billings - A Represa Billings comemora 85 anos. Para marcar a data, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) promove debates durante toda a semana. Qualidade da água da Represa Billings e abastecimento público é o tema da atividade de amanhã (19h às 21h). Mais informações no site www.semasa.sp.gov.br. A Lei Específica da Billings, regulamentada em janeiro pelo governador José Serra (PSDB), irá promover a regularização fundiária de pelo menos 100 mil das cerca de 250 mil moradias que foram erguidas de maneira irregular na área do manancial.

Novo indicador pode reduzir consumo
Diversos esforços vêm sendo feitos para a conscientização do consumo da água. Um deles é a pegada hídrica, um indicador do quanto de água é gasto, de forma direta e indireta, por uma pessoa, uma comunidade ou na confecção de um produto.

"O trabalho possibilita saber qual o impacto da nossa rotina na quantidade de água disponível no planeta", explicou o professor Eduardo Mario Mendiondo, coordenador do curso de Engenharia Ambiental da USP (Universidade de São Paulo) São Carlos e representante da Water Footprint Network no Brasil, organização não governamental holandesa, que criou o indicador ambiental. Segundo Mendiondo, o mapeamento é importante para detectar onde se consome mais água. "A partir da identificação é possível estabelecer metas de redução", concluiu o professor. Segundo seus cálculos, a pegada hídrica do brasileiro médio é de 1,34 milhão de litros de água por ano.

Algumas empresas no mundo estão adotando o índice para reduzir o consumo de água em suas linhas de produção. "Não podemos mais trabalhar de forma isolada. Para melhorar os resultados precisamos envolver os outros elos da cadeia produtiva", declarou Sandro Bassili, diretor de sustentabilidade da Ambev, que iniciou o mapeamento há cerca de um mês. "Todas as etapas da Ambev e de nossos fornecedores serão estudadas", concluiu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;