Memória Titulo Memória
As cavalarias se enfrentam

Só se chegará à independência do Brasil do capital estrangeiro com uma reforma radical...

Ademir Medici
31/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


“Só se chegará à independência do Brasil do capital estrangeiro com uma reforma radical do sistema de produção”.

Cf. Antonio Piccarolo, jornalista e pensador de orientação socialista, em artigo publicado em O Estado de S. Paulo, 17-8-1914: Crise e falta de numerário.

É curiosa a descrição dos exercícios militares pelos jornais de 100 anos atrás. Em certo momento da narrativa não há como não comparar o que diz o redator com as transmissões do futebol nos dias presentes. Mas é sempre oportuno lembrar que, em 1914, não havia emissoras de rádio no Brasil. Nem pensar em televisão, quanto mais em internet. A eletricidade estava apenas chegando, atraindo as mariposas de São Bernardo, como Memória já focalizou.

Mesmo assim, com alguma paciência – e sorte – consegue-se apurar o que aconteceu.

Ficam as imagens fotográficas que, sabemos, foram tomadas na faixa entre São Paulo, Capital, e o território do hoje Grande ABC.

NOTÍCIA

Tenente-coronel Domingos Quirino Ferreira comanda o Partido B, que é composto por um regimento que tem os 2º, 3º e 4º Batalhões, uma companhia de metralhadoras e meio regimento de cavalaria.

Alta madrugada. Os dois partidos levantam acampamento. Cabe às cavalarias de ambos realizarem o reconhecimento para depois operarem.

Pouco depois das 7h tem o chefe do Partido B conhecimento, pelos seus cavaleiros, que o corpo de guerrilhas se encontra em Curral Pequeno (hoje Diadema).

Às 7h30 dá-se uma primeira escaramuça entre as cavalarias adversas. A cavalaria branca, apoiada pela infantaria ligeira, rechaça a adversária. Esta, mui habilmente, consegue escapar, continuando a informar o chefe do seu partido e a proteger o flanco esquerdo.

Fontes: O Estado de S. Paulo, 27-6-1914 (texto); A Vida Moderna, revista (fotos e legendas).

Amanhã, em Memória:

Novo enfrentamento

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 31 de outubro de 1984 – ano 27, nº 5661

Manchete – Fidelidade partidária, nova ameaça aos frentistas

- Preparavam-se as eleições pelo Congresso para escolha do sucessor de João Figueiredo. Tancredo Neves e Paulo Maluf na disputa. Muitos parlamentares do partido governamental, de sustentação ao regime militar, iriam votar com a oposição, formando a Frente Ampla. Com isso, poderiam perder seus mandatos.

Santo André – Prefeitura obtém 3,8 bilhões de cruzeiros no overnight, valor equivalente ao IPTU a ser recolhido.

Economia – Poupança paga 13,1% em outubro; chegam as notas de 10 e 50 mil cruzeiros.

São Caetano – Prefeitura apura desvio de alimentos.

Diadema – Prefeitura desapropria áreas para a construção de dois terminais para o futuro sistema trólebus, no Centro e em Piraporinha.

Vôlei masculino – Pirelli/Santo André bate o Paulistano e é tetracampeão paulista: 3 sets a 0.

Em 31 de outubro de...

1914 – A guerra. Manchete do Estadão: a abertura das hostilidades da Turquia contra a Rússia; a anexação da Bélgica à Alemanha; novo crédito para a guerra.

- Após uma estadia de quase cinco anos na Europa, acaba de regressar a Santo André, acompanhado de sua família, o dr. Vicente Huet Bacellar. Ele permaneceu este tempo em Bruxelas, educando os filhos.

- Câmara de São Bernardo esteve reunida dois dias seguidos. Discutiu e aprovou o orçamento municipal para o ano de 1915.

1989 – Alcides Rafael Piva morre em Santo André, aos 68 anos, sua terra natal. Destacou-se no ramo de vidros e vidraças.

Hoje

- Dia Mundial da Poupança, data criada no Congresso de Economia, realizado na Itália em 1924, e instituída no Brasil em 1933

- Dia do Saci

- Dia das Bruxas

- Dia da Dona de Casa

- Dia do Repórter Policial

Santos do dia

- Na estampa, São Quintino. Romano. Viveu no século 3. Seu martírio foi sofrido em Vermand, cidade que hoje leva seu nome, Saint-Quintin, às margens do rio Somme.

- Afonso de Palma

- Antonio de Milão

- Foilano

Município Paulista

- Hoje é o aniversário de Pedreira, criado em 1896, quando se separa de Amparo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;