Internacional Titulo
Banco Mundial assina acordo de ajuda para Timor leste
Do Diário do Grande ABC
21/02/2000 | 16:13
Compartilhar notícia


O presidente do Banco Mundial, James Wolfensohn, assinou nesta segunda-feira, em Dili, o primeiro acordo de financiamento de um projeto de desenvolvimento comunitário no território devastado, agora sob a administraçao transitória das Naçoes Unidas.

Este primeiro projeto, avaliado em US$ 7 milhoes, será utilizado prioritariamente para a reconstruçao da localidade de Manatuto, destruída pelas forças indonésias e suas milícias em setembro passado.

O financiamento se inscreve num quadro de empréstimos de US$ 147 milhoes fornecidos pelo Banco Mundial e Banco Asiático de Desenvolvimento para as necessidades mais urgentes do território.

Wolfensohn, que chegou nesta manha procedente de Jacarta para uma visita de menos de 24 horas, destacou que a ajuda do Banco Mundial teria por finalidade evitar a dependência dos beneficiários.

``Nao se trata de uma esmola', destacou ele explicando que o dinheiro será administrado diretamente pelas comunidades ajudando-as a reconstruir suas vidas.

O presidente do Banco Mundial afirmou também que a ajuda chegaria rapidamente, apesar de o processo de reconstruçao nao ser tao rápido, podendo levar alguns anos.

O Timor Leste foi sistematicamente arrasado. Centenas de pessoas foram mortas e centenas de milhares mais fugiram para o oeste da ilha, depois da realizaçao em 30 de agosto passado de um plebiscito no qual a maioria dos timorenses votaram a favor da independência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;