Setecidades Titulo
Catadora de lixo tem 'Dia de Princesa'
Natasha Bin
Especial para o Diário
28/07/2008 | 07:14
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Arrumar o cabelo, fazer as unhas e maquiar-se. Essa rotina de beleza pode ser a realidade de muitas mulheres, mas para outras é só um sonho. Esse é o caso da catadora de lixo Jaqueline Vergílio, 23 anos.

A garota faz o mesmo caminho há quatro anos: percorre toda a Vila Assunção, em Santo André, recolhendo materiais recicláveis até o Centro, onde os vende. "No começo, eu tinha vergonha de pegar lixo, mas hoje esse é meu vício", conta, orgulhosa do trabalho.

E foi nessa rotina que Jaqueline conheceu o salão Joelma Cabelo & Beleza, na Rua Porto Alegre, em Santo André. Há menos de um mês, a proprietária Maria Joelma Silva, 39 anos, começou a dar os jornais antigos para a garota levar para a reciclagem. Em um desses encontros, a catadora de lixo revelou sua vontade de passar um dia no salão.

Joelma aceitou o desafio de transformar a gata borralheira em Cinderela. "O que eu quero mostrar é que todo mundo tem uma beleza". O ‘dia de princesa' foi realizado na última quarta-feira, com todo o salão reservado para a jovem.

A transformação começou às 14h. As mãos que antes eram ásperas ficaram bem tratadas, com unhas esmaltadas em cor escura - a pedido da cliente.

Depois das unhas, a atenção foi para os cabelos. Joelma escolheu o vermelho para a coloração. "A cor escura é boa para não ficar escrava da tinta", garante a cabeleireira. Após a tintura, as madeixas de Jaqueline receberam um corte novo, combinando com o seu rosto.

Para finalizar a transformação, um tratamento especial no rosto: maquiagem e retoque nas sobrancelhas. A garota mal reconheceu-se no espelho. "É o dia mais feliz da minha vida", garante.

O tratamento dedicado a Jaqueline custa em média R$ 300. A cabeleireira, porém, disse que o sorriso compensa mais do que qualquer valor. (Supervisão de Bruno Ribeiro)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;