Cultura & Lazer Titulo
Documentário na TV investiga a década de 70
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
19/10/2001 | 17:33
Compartilhar notícia


Como foi a produção cultural no período da ditadura militar no Brasil? Em busca de respostas, o Instituto Itaú Cultural realizou para a série Panorama Histórico Brasileiro o documentário Anos 70: Trajetórias. Exibido pela primeira vez na abertura da mostra homônima no instituto no útimo dia 9, é cartaz neste sábado na TV Cultura, às 21h.

Com direção de Marcelo Gomes e roteiro de Bráulio Mantovani, a produção buscou depoimentos de artistas da época e traz imagens de telenovelas da TV Globo transmitidas naquele período. Um dos destaques são as cenas inéditas da versão censurada de Roque Santeiro.

Uma das discussões que o documentário propõe é se a década de 70 representou um vazio cultural no país. Quem concorda diz que os fatos políticos e os exílios afastaram os artistas da produção. A opinião contrária acredita que a época foi de uma cultura alternativa, com experimentações na música, literatura, cinema e teatro. Na televisão, houve a consolidação da indústria cultural.

Entre os depoimentos estão as falas do músico Jards Macalé, do escritor Wally Salomão, do curador Paulo Sérgio Duarte e do encenador Hamilton Vaz Pereira. Na abordagem sobre música, os comentários passam pelos Doces Bárbaros (a reunião de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e Maria Bethânia), os Mutantes e Hermeto Paschoal, entre outros artistas.

O cinema é lembrado com citações a filmes como Dona Flor e Seus Dois Maridos, de Bruno Barreto, e Iracema, Uma Transa Amazônica, de Jorge Bodanzky e Wolf Gauer. Outra presença é a do clássico underground em super-8 Nosferatu no Brasil, com Torquato Neto.

Marcelo Gomes foi revelado com o documentário Samydarsh: Os Artistas da Rua, de 1993. Outras produções premiadas do diretor são Maracatu, Maracatus e Perna Cabiluda. O próximo projeto é seu primeiro longa, O Cinema, a Aspirina e os Urubus, previsto para ser rodado em 2002.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;