Política Titulo
Sob protestos, FHC diz que sai mais forte da crise energética
Do Diário OnLine
13/07/2001 | 16:52
Compartilhar notícia


O presidente Fernando Henrique Cardoso já colocou em prática o discurso realizado nesta quinta-feira durante a solenidade de comemoração dos sete anos do Plano Real. Em visita realizada a uma empresa de Sorocaba, a 80 quilômetros de São Paulo, nesta sexta, o presidente não se abalou com um protesto de sindicalistas contra o plano de racionamento de eletricidade e ainda afirmou que vai sair da crise fortalecido.

Fernando Henrique chegou de helicóptero à Indústria Mecânica Bardella, onde conheceu os equipamentos que serão enviados à hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães, de Tocantins. Do lado de fora, um grupo de manifestantes filiados à Central Única dos Trabalhadores (CUT) realizou um protesto contra a crise energética, sob forte esquema de segurança da Polícia Militar.

Antes de deixar a empresa, o presidente realizou um breve discurso, no qual agradeceu à população pelo esforço na economia de energia e afirmou que o país vai superar o problema, do qual, segundo ele, o governo sairá fortalecido. "Mostrem que temos fábricas, que estamos trabalhando, que temos confiança e que portanto vamos superar mais esta dificuldade e sair dessa crise mais fortes do que antes", disse Fernando Henrique.

Ainda segundo o presidente, crise possibilitou o aprendizado da economia. "O desperdício é ruim, sobretudo num país como o nosso que ainda é pobre. Ou se não é pobre, tem muito pobre".

Acompanharam o presidente os ministros José Jorge (Energia) e Andrea Matarazzo (Comunicação do Governo) e o secretário estadual de Energia, Mauro Arce. O grupo também visitou as instalações da Voith Siemens, no Jaraguá, zona Oeste de São Paulo.

Lá, o presidente também fez um rápido discurso, no qual parafraseou o ex-presidente dos Estados Unidos John Kennedy. "Ao invés de perguntar o que o Brasil vai fazer por cada um de nós, é melhor perguntar o que cada um pode fazer pelo Brasil." Nesta fábrica, Fernando Henrique voltou a falar sobre a crise de energia e afirmou que o problema foi causado pela falta de chuvas deste ano.

Em seu pronunciamento desta quinta, FHC disse que não iria se acovardar com as pesquisas de opinião que mostram queda em sua popularidade e que conseguiria eleger seu sucessor.

Fernando Henrique passa o fim de semana em seu apartamento em Higienópolis, na capital paulista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;