Palavra do Leitor Titulo Artigo
O dever de servir água à população

São Paulo e dezenas de municípios da região Sudeste sofrem com a falta d’água

Do Diário do Grande ABC
23/10/2014 | 08:09
Compartilhar notícia


Artigo

São Paulo e dezenas de municípios da região Sudeste sofrem com a falta d’água. Os operadores do sistema não estavam preparados para enfrentar estiagem como a vivida neste ano. Mas isso não os isenta de responsabilidade. Existem, ao redor do mundo, inúmeros modelos técnicos para administrar diferentes regimes hídricos. Em algumas regiões há excesso, que provoca cheias e danos, em outras verifica-se a seca que desabastece a população e prejudica as atividades correlatas. Para tudo há solução disponível.

Na nossa região, vivemos o drama das cheias. Mas isso não é a garantia de termos água em abundância. Faltaram planejamento e a adoção de medidas de longo prazo para evitar que os reservatórios – os da Cantareira, principalmente – se esvaziassem. Com certeza, esse processo de esvaziamento foi longo e poderia ter sido administrado com medidas de contenção do consumo, remanejamento de fontes abastecedoras e outras medidas. Mas, pelo que nos é dado a ver, em vez de medidas técnico-administrativas, preferiu-se a cômoda situação de aguardar pelas chuvas, que não vieram na quantidade esperada.

Em proporção menor que na região metropolitana paulista, o problema se repete em praticamente todos os municípios onde hoje falta água. Os responsáveis pela captação, tratamento e distribuição simplesmente coletam o líquido, mas pouco ou nada fazem para preservar os mananciais e, principalmente, para racionalizar o consumo. Os sistemas são arcaicos, as redes cheias de vazamentos e a população mal-educada quando ao uso. A somatória só poderia ser desastrosa.

Agora vemos as autoridades federais e estaduais discutindo responsabilidades e até oportunista que fala em nome da ONU (Organização das Nações Unidas) vir aqui criticar. Nada disso resolve o problema. Em vez de discutir e politizar a questão, cada um deveria olhar para o próprio umbigo, procurar saber onde falhou e tentar fazer algo para mudar o quadro.

Com a urbanização crescente há série de medidas indispensáveis para se garantir o abastecimento de água à população. Por uma série de razões o Brasil tem sido negligente nesse setor, como já foram dezenas de países hoje desenvolvidos, que pagaram caro pela negligência.

São necessários seriedade, trabalho e entender que quando o povo estiver com sede não será fácil dividir as responsabilidades. Serão culpados todos os governos (municipais, estaduais e federal) e até os organismos internacionais que fazem conferências, intrometem-se politicamente, mas pouco fazem pela solução.

Dirceu Cardoso Gonçalves é tenente e dirigente da Aspomil (Associação de Assistência Social dos Policiais Militares de São Paulo).

Palavra do leitor

Só tomate
Sou aposentado e recebi de aumento no benefício R$ 60. Com esse reajuste dá para comprar 15 quilos de tomate. Só! Aos aposentados do Brasil, vamos renovar para melhor. Acorda, eleitor. Só foram promessas.
Orfeu Della Croce
São Bernardo

Adesivado
Impressionante a falta de respeito que as pessoas ligadas ao PT têm com as outras e seus patrimônios particulares. Sou funcionário da Prefeitura de São Bernardo e utilizo o estacionamento cedido aos empregados. Porém, todos os dias são colocados adesivos da postulante à Presidência da República em meu veículo sem prévia autorização, como se os carros fossem de seus partidos, de seus comissionados ou de seus puxa-sacos. Fazem isso como se tudo fosse deles! Peço encarecidamente que pelo menos tenham vergonha e respeitem o patrimônio particular, o direito à liberdade de escolha. Nunca é tarde para começar, principalmente, a ter educação.
Sérgio Sanches
São Bernardo

Brasil
Está chegando o grande dia, o dia em que nós, brasileiros, estaremos fazendo justiça, tirando do Palácio do Planalto não só a presidente que fracassou, mas também toda equipe fracassada, despreparada. Vamos mudar o Brasil! ‘Mas se ergues da justiça a clava forte/Verás que um filho teu não foge à luta/Nem teme quem te adora à própria morte/Terra adorada/Entre outras mil
És tu, Brasil/Ó Pátria amada!/Dos filhos deste solo és mãe gentil/Pátria amada, Brasil!’
Thiago Scarabelli Sangregorio
São Bernardo

Rua Tietê
A Rua Tietê, na Vila Vivaldi, em São Bernardo, pode ser novamente via normal, ou seja, sem limitação de 40 km/h e com fiscalização eletrônica, já que a empresa que estava instalada lá transferiu-se. Foi por causa dessa indústria que essa medida foi tomada pelo departamento de trânsito. A mencionada via é de pouco movimento e, portanto, não se justifica mais esse procedimento.
Antônio Dalto
São Bernardo

Marqueteiros
Com a palavra os senhores marqueteiros dos presidenciáveis para a seguinte pergunta: o que agregou para o eleitor brasileiro a baixaria a qual assistimos no debate pelo SBT, dia 16?
Alcebíades Xavier
Santo André

Em Recife
Conforme noticiado, o ex-presidente Lula, em campanha eleitoral para Dilma Rousseff em Recife, dia 21, comparou o PSDB e Aécio Neves aos nazistas na Segunda Guerra Mundial. Será que Lula não anda exagerando? É bom maneirar, né?
Edgard Gobbi
Campinas (SP)

Rejeitados
Nesta reta final de campanha, chama atenção o desespero – pânico e paúra, na verdade – que está atingindo parte dos tucanos. Parece que estão pressentindo a derrota nas urnas no domingo – pela quarta vez consecutiva, recorde – e por isso mesmo tentam desqualificar os eleitores da adversária, numa típica atitude elitista e preconceituosa contra o nosso povo. Ganhe quem ganhar, temos que torcer pelo bem do Brasil e do povo brasileiro, deixando de lado essas rivalidades toscas entre PT x PSDB, num Fla-Flu infantil e que não leva a nada. Com seu elitismo e neoliberalismo, os tucanos, mais uma vez, deverão ser rejeitados nas urnas pela maioria dos brasileiros. Quem viver verá.
Renato Khair
Capital  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;