Política Titulo
MEC lança Censo Infantil em pré-escolas e creches
Do Diário do Grande ABC
03/10/2000 | 01:28
Compartilhar notícia


O Ministério da Educaçao faz em outubro e novembro um Censo da Educaçao Infantil em todas as pré-escolas e creches do país. O objetivo é levantar o número de matrículas, infra-estrutura, número e qualificaçao de professores na área. O censo será feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, com base em questionários distribuídos a creches e pré-escolas. O MEC nao divulgou o número de crianças que freqüentam a pré-escola.

De acordo com a presidente do Inep, Maria Helena Guimaraes de Castro, o censo avaliará o material didático utilizado nas escolas, o mobiliário e os espaços destinados às crianças, como brinquedotecas, salas de música e hortas. Os formulários do Censo Infantil serao enviados este mês a creches e pré-escolas cadastradas no Censo Escolar, feito anualmente pelo Inep. As escolas têm até 20 de novembro para devolver os questionários preenchidos ao MEC.

O Censo Infantil também vai ampliar a abrangência das informaçoes sobre a educaçao infantil no país. Atualmente os dados sobre esse setor educacional sao utilizados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educaçao, do MEC, para financiamento de dois programas: o de alimentaçao escolar, que atende alunos da pré-escola matriculados em escolas públicas, e o Programa Atençao Criança, voltado para a formaçao continuada de professores, aquisiçao e distribuiçao de material didático e implementaçao do referencial curricular para a Educaçao Infantil.

O censo envolverá, além das escolas, as igrejas, associaçoes e organizaçoes nao-governamentais. O trabalho contará com o apoio do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educaçao, Uniao Nacional dos Conselhos Municipais de Educaçao, Comunidade Solidária, Pastoral da Criança, Organizaçao Mundial para a Educaçao Pré-Escolar e Programa das Naçoes Unidas para a Infância.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;