Economia Titulo
Copa 'amplia' verão para cervejarias
28/05/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Assistir a um jogo de futebol acompanhado de uma cerveja gelada é quase uma instituição para o brasileiro. E as empresas de bebidas apostam na mistura dessas duas paixões nacionais para faturar durante a disputa da Copa do Mundo.

"Com a Copa, é como se tivéssemos um mês a mais de verão no ano", ressalta Enio Rodrigues, superintendente do Sindicerv (Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja).

A observação não é à toa: o consumo de cerveja é muito maior nos meses de calor. Segundo o Sindicerv, os meses de dezembro e janeiro concentram entre 10% e 11% das vendas de cerveja do ano cada um.

Durante a Copa do Mundo, que será disputada entre junho e julho na África do Sul - período de inverno no Hemisfério Sul -, as vendas devem ser similares às dos meses de verão.

"Em junho, o esperado é cerca de 6% a 7% do consumo anual, mas agora, com a Copa, esperamos que atinja a marca de dezembro a fevereiro. Com isso, há uma projeção de que o ano terminará com crescimento de 7% a 10% das vendas de cerveja, quando o ritmo de crescimento tem sido de cerca de 5% ao ano do mercado nacional", aponta Rodrigues.

Segundo a Abrabe (Associação Brasileira de Bebidas), ainda não é possível fazer uma estimativa completa do aumento das vendas, porque há uma série de variáveis que podem influenciar o resultado do setor. Entre eles estão o clima, a condição econômica do País e até mesmo o desempenho da seleção brasileira na competição.

Otimista, Rodrigues acredita que as vendas para o consumidor vão aumentar, assim como o consumo em bares e restaurantes. "Quem não estiver fazendo o churrasco em casa vai a um bar assistir aos jogos no telão", afirma. "Esperamos um boom geral no consumo."

Para aproveitar o potencial crescimento do consumo, as grandes cervejarias apostam em ações de marketing agressivas. Embora nenhuma delas divulgue a projeção do aumento de vendas, todas acreditam em alta do faturamento.

A maior das cervejarias, a AmBev, foi mais longe e emplacou uma de suas marcas, a Brahma, como patrocinadora oficial do mundial.

Segundo a empresa, a cerveja estampará sua marca nos jogos do Brasil e terá como foco principal, apesar da exposição no Exterior, o mercado nacional.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;