Política Titulo
S.Caetano busca o crescimento econômico
Regiane Soares
Do Diário do Grande ABC
23/12/2001 | 20:43
Compartilhar notícia


Com a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico, a inauguração do Banco do Povo e o lançamento do projeto O Futuro é Agora, o prefeito Luiz Tortorello (PTB), acredita que alcançará seu grande desafio: atrair empresas prestadoras de serviço e de comércio e, como resultado, gerar empregos e impostos para melhorar e ampliar os serviços públicos. “Sem tributos não se cresce e a grande dificuldade é atender às necessidades da população, como saúde e educação, que são cada vez maiores em tempos de crise econômica”, disse.

O projeto O Futuro é Agora prevê oito intervenções em vários bairros do município que devem ser implementadas ao longo dos próximos 20 anos. As propostas foram elaboradas pelo Conselho de Desenvolvimento e a primeira iniciativa, o Centro Empresarial do Bairro Cerâmica, foi lançada em outubro. A idéia é reunir num espaço de 360 m², onde funcionava a Cerâmica São Caetano, empresas nacionais e multinacionais interessadas em investir na cidade.

Apesar de acreditar que os frutos desses projetos serão colhidos num futuro próximo, Tortorello antecipou que a proposta caminha bem e muitas empresas já demonstraram interesse de se instalar na cidade. “Ainda não sabemos quantos, mas vários investidores pretendem se instalar em São Caetano em breve”, afirmou Tortorello, ao lembrar que em 2002 a proposta não muda. “Vamos dar continuidade no desenvolvimento da cidade com afinco.”

O prefeito, porém, já comemora o superávit das contas deste ano. “Não temos dívidas e, por isso, conseguimos cumprir o que estava planejado no orçamento para 2001. Foi um ano muito bom”, disse. Tortorello não soube precisar valores sobre as contas porque, segundo a Diretoria de Finanças, o balanço ainda não foi concluído.

Na área de Educação, o prefeito também conseguiu resultados positivos em 2001 com o programa Proalfa para alfabetização de adultos. O objetivo é zerar o índice de analfabetismo, que hoje atinge 1% da população, aproximadamente três mil pessoas. Já na Saúde, Tortorello pretende dar atenção especial, uma vez que esta foi a parte da administração que mais sofre críticas. “Alguns problemas já foram solucionados, mas queremos alavancar a Saúde de São Caetano no ano que vem”, afirmou.

Entre as prioridades do Executivo para 2002 estão a reurbanização do município e as medidas para minimizar as enchentes no município. “São medidas paliativas, mas que devem ser efetuadas”, disse. Neste ano, com relação às enchentes, São Caetano obteve avanço ao conseguir verba do governo do Estado e autorização da Prefeitura de São Paulo para elevar a Ponte Preta sobre o córrego Ribeirão dos Meninos. A obra ainda não foi iniciada, mas já está em processo de licitação.

Para conseguir este resultado, o prefeito contou com intervenção de seu inimigo político, o deputado federal Jair Meneguelli (PT), junto a prefeita Marta Suplicy (PT). A liberação era fundamental porque parte da obra será realizada na margem do córrego que pertence à São Paulo. Na época, Meneguelli disse que não havia se aliado ao Tortorello e que apenas tinha contribuído com o município que mora.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;