Política Titulo
Lula 'inicia governo' cobrando relatórios e metas
Do Diário OnLine
27/12/2002 | 20:31
Compartilhar notícia


O governo Luiz Inácio Lula da Silva já começou, segundo anunciou nesta sexta-feira o novo porta-voz da Presidência da República, André Singer. O jornalista afirmou que Lula se mudou em definitivo para Brasília cinco dias antes da posse (em 1º de janeiro de 2003, próxima quarta-feira) para já começar a trabalhar, ficando à disposição de todos os novos ministros para reuniões e esclarecimentos durante o final de semana.

"São ações de quem está disposto a governar desde já", comentou Singer, após repetir que Lula adotou em definitivo o espírito de "não chorar pelo leite derramado" e "fazer a nossa parte" pelo país. "É um governo que veio para trabalhar. Trabalhar incansavelmente", comentou.

Nesta sexta-feira, no escritório da transição de governo (Centro de Treinamento do Banco do Brasil), Lula manteve a primeira reunião de trabalho com todos os futuros ministros e secretários de Estado - a exceção foi o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto.

Segundo Singer, em uma hora de reunião a portas fechadas, o presidente eleito cobrou dos auxiliares diretos a elaboração de relatórios sobre a situação em cada uma das pastas e a definição de metas que devem ser alcançadas em 2003 – tudo isso até o final de janeiro. O porta-voz ressaltou que normalmente os ministros "só tomam pé da situação administrativa" após a posse e alguns dias de trabalho.

Lula também já marcou a primeira reunião de trabalho do gabinete empossado. Será em 3 de janeiro, em Brasília – com pauta a ser definida. O encontro desta sexta-feira, segundo Singer, serviu mais para "entrosamento e conhecimento mútuos", sem muito aprofundamento técnico.

O porta-voz disse que muitos ministros deixam Brasília para a festa de final de ano, mas alguns já ficam para o Reveillon e aproveitam os últimos dias do ano para reuniões com o presidente eleito. Lula recomendou que os ministros já iniciem contatos com os técnicos da transição e preparem seus times para começar a trabalhar em 2 de janeiro, no dia seguinte às festividades de posse.

Singer adiantou que Lula também dedicará o final de semana aos ajustes finais para viabilizar os novos ministérios e secretarias que o governo do PT implantará, como o ministério das Cidades, o ministério da Segurança Alimentar, a secretaria da Pesca, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e a separação dos ministérios do Esporte e Turismo.

Outro assunto que Lula deve tratar nos próximos dias, antes da posse, é a nova formação das empresas estatais. Singer afirmou que o presidente eleito não estabeleceu uma data para anunciar as presidências. Mas o porta-voz comentou que o assunto é importante e tem caráter urgente. "Parece lógico que esse seja um dos temas", afirmou, sobre o fim de semana de Lula.

Ainda sobre as estatais, Singer não soube responder se as equipes atuais serão mantidas na virada do ano, mas comentou que o novo governo pretende contar "com todos os talentos" que estejam trabalhando atualmente, independentemente da coloração política dos funcionários considerados eficientes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;