Cultura & Lazer Titulo
Programa identifica estados de ânimo de usuário de computador
Da AFP
28/09/2007 | 18:12
Compartilhar notícia


A ternura, a tristeza, a resignação ou o ressentimento de quem conversa através do computador agora podem ser identificados por meio de um software desenvolvido por engenheiros chilenos, uma novidade que pode mudar de maneira radical os sistemas de troca de mensagens instantâneas.

O programa, criado pelos engenheiros Roberto González e Edmundo Leiva, pode detectar em tempo real sete emoções - ternura, tristeza, alegria, surpresa, medo, repulsa e neutralidade - e quatro estados de ânimo básicos: resignação, ressentimento, tranqüilidade e ambição.

O software funciona de maneira simples. Uma webcam capta imagens do rosto do usuário, que, em seguida, são processadas. Em uma fração de segundo, aparece um desenho na tela do computador indicando o estado de ânimo expressado naquele momento pela pessoa fotografada.

Já existem outros sistemas que reconhecem emoções, mas, segundo os próprios criadores, as vantagens do software chileno são a captação dos estados de ânimo, mais duradouros que as emoções, e o fato de não exigir muitos recursos de informática.

"Não há registro de um sistema similar capaz de registrar estados de ânimo", afirmou Leiva. Segundo ele, o programa acerta, em média, em 71% das vezes. "Ainda que a efetividade não seja 100%, porque para isso seria necessário medir outros fatores biométricos como o suor ou a respiração, o resultado nos deixa muito satisfeitos, já que às vezes nem os homens conseguem identificar seu próprio estado de espírito", acrescentou o engenheiro.

O software foi desenvolvido a partir de uma base de dados com milhares de rostos elaborada por especialistas, com fotos de pessoas de diferentes raças, culturas e gêneros. Segundo Roberto González, o sistema pode ser modificado para incorporar novas emoções e estados de ânimo.

O programa, segundo seus criadores, tem múltiplas aplicações, sobretudo nas mensagens instantâneas e nos jogos. Quanto à percepção de emoções, estaria um degrau acima das videoconferências ou webcams e seria muito mais eficiente em forma gráfica do que os atuais 'emotions'.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;