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Potencial de consumo do Grande ABC é de R$ 35 bilhões
Bárbara Ladeia
Do Diário do Grande ABC
03/05/2009 | 07:55
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Cidades do Grande ABC despontam entre os principais potenciais de consumo do País. Segundo pesquisa elaborada pela Target Marketing, São Bernardo e Santo André estão entre os 25 municípios com maior perspectiva de mercado, em 15º e 17º lugar, respectivamente. Ambas chegam a ultrapassar outras capitais do País como Natal, Campo Grande e João Pessoa, e ficam atrás apenas de outras capitais, com exceção de Guarulhos, que está posicionada no 12º lugar.

Atualmente, 78% dos lares da região encontram-se na chamada ‘nova classe média', cujo potencial vem sendo explorado por empresas dos mais variados setores. Com o aumento do ganho real do assalariado brasileiro, a classe C passa a compor a classe média emergente, Juntas, as classes B e C, compostas por famílias com renda média entre R$ 950 e R$ 4.600, vem tomando espaço no mercado, que já investe em bancarização e criação de linhas de produtos específicas para esse novo público.

"São os metalúrgicos. Esse público é bem característico do Grande ABC", identificou Renato Meirelles, sócio-proprietário da Avenida Brasil, agência de publicidade especializada em públicos de baixa renda. Graças ao emprego formal e à estabilidade proporcionada pela condição. o operário da região tem mais acesso à crédito, tornando-se um consumidor bastante arrojado. "Ele consegue comprar mais à prazo", reiterou.

No entanto, Meirelles aponta que em momentos de crise, esse público tende a mostrar comportamento mais retraído na hora das compras. "O setor industrial é o que mais demora a se recuperar de um impacto como esse da crise financeira", explicou, apontando a dificuldade de recolocação desse tipo de profissional no mercado de trabalho.

O principal mote desse avanço no consumo das classes B e C é o aumento real dos ganhos. Com o reajuste salarial acima da inflação, Meirelles afirma que "sobra mais dinheiro para as compras". As outras fontes de renda, oriundas do trabalho assalariado, também aliviam as contas do mês. Com convênio médico, auxílio refeição e acesso ao crédito consignado, com juros inferiores aos praticados no mercado, o acesso ao consumo torna-se ainda mais facilitado.




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