Economia Titulo
Acordo é prorrogado e evita dispensa de 686 na Daimler
Eric Fujita
Do Diário do Grande ABC
28/09/2005 | 08:26
Compartilhar notícia


A DaimlerChryler, fabricante de caminhões e ônibus da marca Mercedes-Benz, decidiu prorrogar por mais seis meses o contrato de trabalho de 686 funcionários temporários da linha de produção da fábrica de São Bernardo. Com a medida, esse contingente ficará na unidade até 10 de abril de 2006. A previsão inicial era de que o grupo deixaria a empresa no próximo dia 6 de outubro.

A permanência desses empregados está garantida graças a um acordo fechado entre montadora e Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (filiado à CUT). A renovação do contrato impediu a demissão em massa a partir do próximo mês. A companhia planejava fazer dispensas após o término do prazo de vigência do compromisso, informou o diretor da entidade Moisés Selerges Júnior. A DaimlerChrysler não se manifestou sobre o assunto.

O acordo foi aprovado nesta terça-feira, em assembléias realizadas com cerca de 8 mil funcionários do primeiro e segundo turnos da unidade. Na manhã desta quarta-feira, a mesma proposta deverá ser aceita por outros 2 mil empregados do setor administrativo e da produção que trabalham em horário comercial. A fábrica conta hoje com 10,5 mil funcionários.

Além da prorrogação do contrato temporário, o acordo prevê outras medidas, como a possibilidade de efetivação desse grupo em caso de incremento da produção. Outro ponto importante é a ampliação do banco de horas. Com a alteração, cada trabalhador poderá atingir até 120 horas, contra as atuais 100 horas (confira os principais pontos do acordo em quadro nesta página).

Na prática, o sindicato firmou o acordo para manter esses funcionários temporários devido à previsão de um incremento na produção no próximo ano. A entidade trabalha com um acréscimo de 30% no número de caminhões e ônibus fabricados na unidade. Como justificativa para esse aumento, os sindicalistas apresentam a liberação de financiamentos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para exportação de veículos.

"A perspectiva é positiva. Essa ajuda do BNDES irá incentivar as vendas externas e também o crescimento da produção", destacou Selerges Júnior. Atualmente, a fábrica de São Bernardo produz 200 veículos por dia, contra a média de 175 no ano passado - um acréscimo de 14,28%.

O acréscimo da produção diária mostra com exatidão que a previsão da DaimlerChrysler poderá se concretizar para este ano. A expectativa da montadora é de se fabricar 55 mil veículos até o final de 2005 - quantidade 12,24% superior à do ano passado, quando foram produzidos 49 mil unidades. Desse total, metade é destinada a exportações.

Contratações - O sindicalista acrescentou que as contratações do contingente temporário começaram em outubro do ano passado. As admissões foram anunciadas oficialmente no final do mesmo mês pela direção da DaimlerChrysler ao governador Geraldo Alckmin (PSDB), em audiência no Palácio dos Bandeirantes. Na ocasião, o objetivo declarado era reforçar diversas áreas ligadas à produção, em função do aquecimento da demanda tanto do mercado interno quanto das exportações.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;