Cultura & Lazer Titulo
Emia é reaberta
Sara Saar
Especial para o Diário
27/08/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Depois de um jejum de dois anos e meio, a Emia (Escola Municipal de Iniciação Artística) Aron Feldman, em Santo André, será reaberta amanhã, às 19h, com quatro espaços temáticos, além de área para convivência.

Com o investimento de R$ 450 mil, arcado pela Prefeitura de Santo André, a obra remodelou os espaços de criação de acordo com cada linguagem artística desenvolvida na escola: cênica, musical, literária e plástica.

O ateliê de cerâmica oferece bancadas e pias em granito, armário apropriado para secagem de peças, além de forno elétrico e forno a gás, que são utilizados para queima e esmaltação das obras.

O ateliê de artes plásticas também conta com bancada e pias em granito, além de secadora e armário para o armazenamento dos materiais.

Já a sala de teatro e dança ganhou parede espelhada como particularidade. Enquanto a sala de música recebeu estúdio e rebatedores em madeira, entre outros materiais que oferecem diferentes sonoridades.

Segundo o coordenador Zeca Capellini, "a Emia ocupou, desde 1990, um casarão generoso que não estava preparado para receber uma escola de arte". Uma das dificuldades era lavar os pincéis porque os alunos precisavam interromper as aulas de teatro para chegar ao banheiro e utilizar a pia.

Com a reinauguração, a principal expectativa é recuperar o fluxo de alunos. "Estes quatro meses de 2009 servirão como laboratório para retomar a efervescência cultural. Para 2010, a tendência é implementar novas linguagens", afirma Edson Salvo Melo, secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo.

Entre as novidades que já integram a grade, estão os Módulos de Iniciação Artística. Em vez de optar por uma oficina específica, a criança (entre cinco e 11 anos) terá contato com todas as linguagens. "Quando completar 12, ela pode se aprofundar em uma área", aponta o coordenador.

EXPOSIÇÃO - Na reabertura, a exposição "O que Você Fez Antes de Crescer?" estará em cartaz, com entrada gratuita. A ideia é resgatar a memória da escola com enfoque nas atividades dos ex-alunos e artistas-educadores.

A mostra, que recebe curadoria de Celso Cardoso, reune cerca de 150 imagens entre as três mil do acervo da Emia, além de fotos com autoria de Cardoso que retratam o processo da reforma.

INSCRIÇÕES - Entre 1º e 11 de setembro estarão abertas as inscrições para as diversas oficinas gratuitas, desenvolvidas por 15 artistas-educadores. Entre elas: circo, coral e luteria (confecção de instrumentos musicais).

São 582 vagas distribuídas entre crianças (a partir de cinco anos), adolescentes, jovens e adultos. Para se inscrever, é preciso ir até a escola (de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 20h) e levar o RG. Crianças com até 14 anos devem ir acompanhadas de reponsável e adolescentes com até 17 anos precisam levar autorização assinada. A Emia fica no Parque Regional da Criança (Avenida Itamarati, 536, Santo André). (Supervisão Melina Dias)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;