Diarinho Titulo
O plural de caráter
Pasquale Cipro Neto
Especial para o Diário
28/02/2010 | 07:30
Compartilhar notícia


Vamos tratar de mais uma das questões enviadas pelos leitores. A primeira vem de uma leitora e diz respeito ao plural de caráter Vamos lá. Palavras terminadas em r normalmente fazem o plural com o acréscimo de es, sem que haja alteração da vogal tônica: mártir, mártires; fêmur, fêmures; mar, mares; mulher, mulheres; bar, bares; açúcar, açúcares; hambúrguer, hambúrgueres.

Há exceções, no entanto, como o plural de júnior (juniores) e sênior (seniores). A vogal tônica dessas duas palavras (juniores e seniores) deixa de ser o u e passa a ser o o.

O plural de caráter é caracteres, duplamente excepcional: pelo acréscimo do c antes do t (o que se deve à manutenção do traço etimológico) e pelo deslocamento da vogal tônica, que deixa de ser o a (da sílaba rá) e passa a ser o e (da sílaba te). É bom lembrar que a forma caracteres se mantém no plural de mau-caráter, que é maus-caracteres: "Pai e filho são maus-caracteres".

A segunda questão vem de um leitor, que quer saber como se emprega o verbo ser na indicação das horas. A concordância é simples. Basta flexionar o verbo ser de acordo com o número mais próximo: "É uma hora"; "São dez para o meio-dia"; "Eram dez para o meio-dia"; "É uma e quinze"; "São três e quinze". Antes de meio-dia e meia-noite, o verbo ser fica no singular: "É meio-dia e quinze"; "É meia-noite e meia".

Usa-se o mesmo raciocínio quando o verbo ser é antecedido de um auxiliar: "Devem ser dez para o meio-dia"; "Deviam ser cinco e quinze"; "Deve ser meio-dia e quinze".

A última questão vem de uma leitora, que quer saber se mel tem plural. Tem, sim. Na verdade, mel tem dois plurais: méis e meles. Pode-se dizer meles variados ou méis variados. O substantivo fel é outro monossílabo tônico terminado em el que admite dois plurais: féis e feles.

No próximo domingo, a gente volta a conversar. Até lá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;