Política Titulo
PT articula para convencer Reali a sair como federal

Sigla pode oferecer dobradas ao ex-prefeito e abrir caminho a Barba

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
29/04/2013 | 07:42
Compartilhar notícia


Principais lideranças do PT de Diadema vão tentar demover a ideia do ex-prefeito Mário Reali (PT) de se lançar como candidato a deputado estadual no ano que vem e abrir espaço para o projeto regional de eleição de Teonílio Monteiro da Costa, o Barba (PT-São Bernardo), atual diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e que buscará cadeira na Assembleia Legislativa.

A estratégia é apresentar ao hoje assessor para assuntos metropolitanos do gabinete do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), um plano de viabilidade eleitoral de busca por uma cadeira na Câmara dos Deputados, em Brasília.

A proposta envolve dobradas com postulantes à Assembleia em todas as cidades do Grande ABC, além do apadrinhamento político do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), principal coordenador do petismo regional.

Dirigentes do diretório diademense avaliam que há espaço de busca de votos para Reali numa eventual candidatura ao Congresso. Eles entendem que o projeto de reeleição de Vanderlei Siraque (PT) não conta com apoio integral do PT andreense e que, em São Bernardo, o ex-prefeito poderia ter apoio de diversos sindicatos, dividindo atenções com o já deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT).

A principal parceria que será levada a Reali será justamente com Barba, que tem como padrinhos Marinho e o prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT). A dobrada com o sindicalista faria de Reali um dos principais concorrentes a deputado federal em um dos núcleos mais fortes do petismo.

O petista pulverizaria alianças políticas pela região, a exemplo do que fez seu mentor político, o deputado federal licenciado José de Filippi Júnior (PT) em 2010. Filippi não vai concorrer à reeleição porque aceitou convite de Haddad para ser secretário de Saúde. As demais costuras pró-Reali seriam com Luiz Turco (PT-Santo André), Ana do Carmo (PT-São Bernardo) e Paulo Eugenio Pereira Júnior (PT-Mauá).

Reali sinalizou a vontade de recuperar a cadeira na Assembleia em reunião com a bancada petista na Câmara de Diadema há duas semanas. Mas parte desses vereadores já tem compromisso assumido com Barba, fato que tem causado ruído nos bastidores do petismo local na busca pela unidade em torno do projeto do ex-chefe do Executivo diademense.

Aliados do ex-prefeito dizem que ele segue firme na intenção de concorrer a deputado estadual. Afirmam que o petista acredita ter recall eleitoral de sua gestão em Diadema e dos dois mandatos como parlamentar paulista para abocanhar boa quantidade de votos na cidade e na Zona Sul de São Paulo, principalmente em Cidade Ademar e Jabaquara.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;