Internacional Titulo
Oposição síria pede que Assad ponha fim à repressão
18/09/2011 | 11:06
Compartilhar notícia


Dezenas de membros da oposição síria pediram neste domingo que o presidente Bashar

Assad ponha fim à violenta ofensiva de seis meses ou enfrente a intensificação de protestos pacíficos no país, depois que as forças de segurança dispararam tiros de alerta para dispersar jovens estudantes que pediam a queda do regime.

Uma reunião no final de semana atraiu mais de 200 expoentes da oposição, incluindo o escritor Michel Kilo e Hassan Abdul-Azim, que lidera o não reconhecido partido União Democrática Socialista Árabe. Também foi notório o fato de o encontro ter sido realizado dentro da Síria, e não em um país vizinho, como aconteceu com a maioria dos outros.

Um comunicado divulgado após a reunião pediu que o regime de Assad imediatamente acabe com os "atos de repressão" e incitou os manifestantes a manter o movimento pacífico e não ser ceder ao conflito armado. Membros da oposição também reiteraram que se opõem à intervenção internacional na Síria, embora pessoas nas ruas tenham pedido ajuda externa não especificada.

A revolta popular na Síria começou em meados de março em meio a uma onda de protestos no mundo árabe que derrubou os autocratas da Tunísia, do Egito e da Líbia. Assad respondeu com força em uma repressão que, segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), já matou aproximadamente 2.600 pessoas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;