Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 17 de Maio de 2024

Setecidades
>
Coluna Memória
Nesta pracinha, um alô. Aqui trabalhou um homem bom. Partiu cedo, de repente. Mas quantas coisas boas deixou...

Mais que um jornaleiro, José Liberalino Bitu foi um ambientalista. E um aglutinador

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
18/07/2022 | 05:52
Compartilhar notícia


O ambientalista preservava a vegetação e alimentava os pássaros que voavam em torno da sua banca.

O aglutinador só fazia amigos. A Banca do Bitu vivia repleta de vizinhos, que se revezavam para também alimentar os pássaros, cuidar do jardim que recebeu o nome de um desses companheiros, Divanir Batistioli – que se foi primeiro.

E como um pássaro sagrado, Bitu também voou para o infinito, aos 59 anos, deixando um vazio agora parcialmente preenchido com a obra da Visual Art.

Visitem: apraça da Banca do Bitu fica na Rua Tiradentes, Vila Aurora, logo depois do final da Avenida Prestes Maia, em São Bernardo.

A frase que emoldura o desenho é dignificante, pensada pela irmã do Bitu: “Aqui um ser humano fez história e deixará saudades”. Nada mais verdadeiro.

Crédito : Arquivo Pessoal

Crédito : Projeto Memória

GENTE

1917
Em 16 de julho, Manoel do Santos nasce em Cubatão, distrito de Santos. Livre-pensador. Eleito vereador de Santo André em 9 de novembro de 1947. O quinto mais votado da chapa ‘Os Candidatos de Prestes’, encabeçada pelo marceneiro Armando Mazzo, eleito prefeito. Todos os eleitos pela chapa foram impedidos de assumir.

RIBEIRÃO PIRES

1911
Em 8 de julho era fundado em Ribeirão Pires o Clube Atlético Internacional, que no dia 19 de maio passou a se chamar Ribeirão Pires FC, hoje o segundo mais antigo do Grande ABC, depois do Serrano, de Paranapiacaba. Fonte – Paschoalino Assumpção, em folha datilografada enviada há tempos à Memória.

MAUÁ

1907
Em 1º de maio nascia Victorino Thomaz no recanto do então Pilar chamado Almeida Prado, hoje Jardim Santa Lídia. Accacio Novaes, de São Caetano, tirou o mato do terreno. João Pereira, cunhado de Albertino Branco, foi o segundo a tirar o mato. Victorino Thomaz era filho dos imigrantes italianos Bertolino Thomaz e Antonio Fulaz Thomaz. Victorino e Antonia vieram crianças para o Brasil e, alguns anos depois, casaram-se em Itu antes de mudarem para vieram para Mauá ainda Pilar.

DIADEMA

1972
Em 15 de julho o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Artefatos de Borracha – Sindicato dos Borracheiros – inaugurava subsede em Diadema, à Rua Antonio Dias Adorno, 652, Vila Nogueira.

SÃO CAETANO

1952
Em junho, o São Caetano EC obtém o título paulista de basquetebol masculino da Primeira Divisão competindo com o EC São Bernardo, Aramaçan, Rhodia, Penha, Araguaia, Tietê, Floresta, Atlético São Paulo, Nacional (SPR) e Monte Líbano.

O São Caetano conquista, também, o título brasileiro de lance livre: 162 pontos em 200 arremessos. A equipe: Lauro Veronesi, Ovídio Liberato Perrella, Jayme Pereira (Galinho), Antonio Carreo Laneo, Celidônio Garcia, Leonging Kowalesky (Lang), Desiderio Signorelli, José Crivelaro, Walter Pinto e Armando Marconi.

Individualmente, José Crivelaro sagra-se vice-campeão brasileiro: converte 19 pontos em 20 possíveis. Fonte: Uma História de Campeões, livro que celebra os 89 anos do SCEC (1914-2003)

SÃO BERNARDO

1947
Luiz Antonio Angeli, o Gijão Venessia, solicita à Prefeitura alvará para a construção de prédio comercial na Rua Marechal Deodoro, esquina com o Largo da Matriz (Rua Rio Branco).
Nota – O prédio foi construído. Foi o primeiro com três andares na cidade. Sólido, permanece em plena atividade.

SANTO ANDRÉ

1948
Em 18 de julho era instalada a Igreja Evangélica Congregacional de Camilópolis. Em 2002, o pastor Josué Cordeiro narrou aqui em Memória a história da igreja, destacando a família de Juvenal Augusto Soares Feliciano: ele, sua esposa Aurora e filhos.

Os Feliciano chegaram ao bairro em 1944, No mesmo ano inaugurou em sua casa uma escola dominical, onde reunia vizinhos e amigos para o estudo da Bíblia Sagrada.

RIO GRANDE DA SERRA

2022 
Que pena o desaparecimento do Galo dos Ventos. Gostava de contemplá-lo sempre que ia ao Rio Grande. Lembrava-me Promissão da minha infância, pois a minúscula capela de São Sebastião portava também um Galo dos Ventos.

Alexandre Takara

Revolução de 32

NONO DIA: 17 DE JULHO

O Exército da Lei aumenta diariamente pela contribuição voluntária.

Um hidroavião ‘Savoia-Marchetti’, da ditadura, caiu ao mar e perdeu-se, ao largo de Santos.

As forças constitucionalistas entram em contato com as ditatoriais, em vários pontos. Cf. manchete e notícias do Estadão, 18-7-1932.

PELAS RUAS DO PAULICEIA

Da sigla MMDC, o segundo nome é o de Mario Martins de Almeida. Natural de São Manuel, em 1932 Martins estudava no Mackenzie e foi morto, na noite de 23 de maio, aos 31 anos. Hoje é nome de Rua no bairro Pauliceia e em escola de São Bernardo

Hoje

Dia Nacional do Trovador: data escolhida em homenagem ao dia em que nasceu Luiz Otávio, pseudônimo de Gilson de Castro, fundador e presidente perpétuo da União Brasileira de Trovadores

Municípios brasileiros

Hoje é o aniversário de Anadia (Alagoas), Conceição do Almeida, Itamar e Santaluz(Bahia), Cristalina (Goiás), Fronteira (Minas Gerais), Luiz Alves e Palmira (Santa Catarina) e Ponta Porã (Mato Grosso do Sul).


Santos do Dia

Francisco Solano
Arnolfo de Metz  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.