Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

Setecidades
>
Santo André
CPTM amplia expresso turístico

Além dos quatro passeios mensais aos domingos, visitantes também terão à disposição roteiros aos sábados com destino a Paranapiacaba

Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
07/03/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel


 Considerado uma das principais atrações do Grande ABC, o Expresso Turístico Paranapiacaba, que liga a Capital à famosa vila situada em Santo André, terá, a partir de sábado, ampliado o número de viagens ofertadas pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Além dos tradicionais passeios aos domingos – quatro viagens ao mês –, visitantes também terão à disposição roteiro extra aos sábados.


A princípio, serão disponibilizadas duas novas datas, em caráter experimental, nos dias 9 de março e 13 de abril. Já nos meses de junho e julho, por conta do Festival de Inverno de Paranapiacaba, serão seis viagens programadas para os sábados no período.

A ampliação do serviço, conforme a CPTM, visa diminuir o tempo de espera pela viagem, que chega a até dois meses. Atualmente, quem busca vagas no expresso turístico só encontra bilhetes disponíveis para o dia 21 de abril. Até ontem, restavam apenas 21 assentos dos 174 oferecidos.

“A medida experimental está baseada no número de passageiros transportados em cada um dos roteiros”, explica o gerente de relacionamento Sérgio de Carvalho Junior. Só no ano passado, 8.673 pessoas embarcaram na composição rumo a Paranapiacaba. O volume de passageiros é o dobro da demanda do Expresso de Jundiaí, que recebeu no mesmo período 4.044 turistas aos sábados, enquanto que o trem que vai até Mogi das Cruzes – viagem mensal – computou 458 viajantes.

Para o prefeito Paulo Serra (PSDB), a ampliação do número de viagens representa “conquista” para moradores e empreendedores locais. “Essa ampliação é resultado do trabalho que a Prefeitura de Santo André, em parceria com o governo do Estado, tem feito para resgatar o potencial turístico da vila, incentivando o comércio local com investimento na infraestrutura”, afirma.

O chefe do Executivo lembra que em 2017, em convênio com o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a administração inaugurou a estação do expresso turístico, que funciona na antiga Garagem das Locomotivas da ferrovia. “Foi um projeto essencial para que a CPTM conseguisse enxergar o potencial da vila”, ressalta Serra.

Para receber o serviço, o local passou por completo restauro com implantação de cobertura na estação. No total, foram investidos à época cerca de R$ 3,6 milhões, recursos obtidos por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Cidades Históricas. Além da estação, construção próxima à garagem foi restaurada para servir como espaço de apoio aos turistas que chegam à vila.

Para este mês, o prefeito cita a entrega da reforma da igreja de Paranapiacaba, na parte alta da vila, e a finalização da torre do relógio.

ROTEIRO
Disponível desde 2010, o Expresso Turístico Paranapiacaba proporciona a experiência de viajar em locomotiva a diesel modelo Alco RS-3 de 1952, fabricada no Brasil pela Budd – Mafersa e que foi cedida pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária). O passageiro tem a opção de embarcar às 8h30 na Estação Luz ou às 9h na Estação Prefeito Celso Daniel – Santo André (Linha 10 – Turquesa). O retorno ocorre às 16h30 em Paranapiacaba.

Viagens contribuem para preservação do patrimônio
Além de impulsionar o turismo local, a ampliação do Expresso Turístico Paranapiacaba deve ter impacto direto na preservação do patrimônio histórico da vila. Isso é o que acredita o coordenador do curso de arquitetura e urbanismo da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), Enio Moro Júnior. “Com número maior de viagens e, consequentemente aumento de visitantes, a tendência é que as famílias que ali residem e o poder público tenham um olhar mais atento à estrutura do local.”

Segundo o especialista, os visitantes aquecem a economia da vila e incentivam a zeladoria do espaço, incluindo a área de Mata Atlântica de Paranapiacaba. “Cito como exemplo a cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, onde esse cenário é observado”, aponta Enio Moro Júnior. O arquiteto, no entanto, destaca a importância de Paranapiacaba oferecer infraestrutura adequada. “A vila tem um projeto magnífico inspirado em ingleses e portugueses, mas que exige cuidado redobrado em sua preservação.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.