Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Política
>
Prospecção
Morando admite
brigar pela Prefeitura

Deputado estadual mais votado na região diz que
resultado mostra desgaste do PT em S.Bernardo

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
07/10/2014 | 07:12
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Reeleito para quarto mandato consecutivo de deputado estadual, Orlando Morando (PSDB) afirmou que o resultado da eleição mostrou enfraquecimento do PT na região, onde o governador Geraldo Alckmin (PSDB) venceu nas sete cidades e o presidenciável tucano, Aécio Neves, bateu a presidente Dilma Rousseff (PT) em quatro municípios, incluindo São Bernardo, local de nascimento do partido. Ele admitiu estar nas urnas em 2016, quando o prefeito Luiz Marinho (PT) terá de indicar seu sucessor na corrida municipal.

“Meu nome está colocado, mas não estou me lançando candidato. Tem de haver discussão”, afirmou Morando, opinando que o cenário revelado no domingo significa desgaste do PT em São Bernardo. Embasado no resultados dos candidatos petistas, o tucano já fala em organizar a oposição para traçar estratégias para a eleição de 2016.

“Tem cansaço do PT na cidade, as urnas mostraram isso. Precisamos acertar boa fórmula para oferecer aquilo que a população deseja. Eles (moradores) querem. A estratégia é a mesma, manter o foco firme a oposição ao Marinho. Não podemos ser coniventes com escândalos e temos de denunciar, fiscalizar, sempre cobrar do prefeito. Este vai ser nosso modo de atuação”, explicou.

Sobre possível aliança com o deputado federal eleito Alex Manente (PPS), que colocaria ambos em única chapa para enfrentar o candidato a ser indicado por Marinho para sucedê-lo, o tucano afirmou que é preciso discutir. “Nada é impossível”, disse, lembrando que ainda defende estratégia de dividir as candidaturas opositoras. “Reforço que se a Marina Silva (do PSB, que ficou em terceiro na disputa presidencial) não tivesse disputado a eleição, a Dilma teria vencido no primeiro turno.”

Morando se fortaleceu na disputa em relação a Alex. O tucano obteve 237.020 votos, sendo o terceiro mais votado no Estado e o mais lembrado pelos eleitores da região. O popular-socialista conquistou 164.760 sufrágios. “A oposição saiu muito fortalecida. Fui o grande vitorioso porque também tive mais votos que o próprio Alex. Ele disputava cargo com menos concorrentes, enquanto eu tinha muito mais adversários”, contextualizou.

Apesar de os três candidatos petistas a deputado estadual apoiados por Marinho terem sido eleitos – Luiz Fernando Teixeira, Ana do Carmo e Teonílio Monteiro da Costa, o Barba –, o tucano destacou que, somados, os votos dos adversários conquistados em São Bernardo não alcançam seu desempenho. O placar é de 103.292 para Morando a 87.889 para os nomes do PT.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.