A era digital democratizou o acesso à informação, porém também abriu espaço para disseminação de pseudociências. As pseudociências podem ser descritas como ideias ou teorias que se apresentam como científicas, mas não aderem ao rigoroso método científico, nem são suportadas por evidências empíricas comprováveis. Estas pseudociências englobam variedade de campos, incluindo teorias conspiratórias, mitos urbanos e interpretações equivocadas ou [Leia mais]
Segundo pesquisa realizada por Todos Pela Educação, Itaú Social, Instituto Península e Profissão Docente e publicada em fevereiro deste ano, 84% dos professores acreditam que a formação presencial prepara melhor os docentes para o início da profissão. O estudo contou com participação de mais de 6,7 mil professores de escolas públicas em todo o Brasil e revela uma preocupação crescente com a qualidade e a eficácia da formação docente. As estatísticas [Leia mais]
O Grande ABC é reconhecido por possuir um ecossistema de inovação único e difícil de encontrar em outras partes do País. Com forte industrialização e universidades de excelência, a região tem potencial para ser um grande hub de pesquisa e desenvolvimento. Em 2022, em parceria com o professor Jesús P. Mena-Chalco, da UFABC, iniciei uma pesquisa sobre o grau de colaboração entre programas de stricto sensu (Instituições de Ensino Superior que oferecem [Leia mais]
Nas últimas décadas, o mundo tem passado por transformações profundas em todas as áreas, desde a tecnologia até a educação. Nos últimos anos, também vivemos um momento de questionamento da ciência, da pesquisa, em meio a muita desinformação. Diante de tantos desafios, surge a questão: e se o ensino superior deixar de existir? Primeiro é preciso entender que a função do ensino superior é preparar profissionais para as carreiras de base intelectual, [Leia mais]