Esportes Titulo

Água Santa ganha título da Copa Kaiser

Edélcio Cândido
Do Diário do Grande ABC
20/10/2001 | 21:51
Compartilhar notícia
 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


O guerreiro time do Água Santa (Diadema) é o campeão da Copa Kaiser de futebol amador do Grande ABC de 2002. Nem o mau tempo, o campo encharcado em função da chuva e o excesso de passes errados tiraram o título da equipe azulão que – depois de vencer o jogo de ida por 3 a 1 – empatou com o Santa Tereza (Rio Grande da Serra) por 2 a 2 na partida de volta e no fim fez a festa. A decisão aconteceu sábado à tarde no estádio distrital do Taperinha, localizado no Centro Comercial de Diadema, e ilhado por casinhas bem pobres. Pelo menos 1,3 mil torcedores prestigiaram a decisão e enfrentaram a chuva forte principalmente no primeiro tempo.

Do lado de fora do campo, dezenas de ambulantes, vendedores de churrasquinhos de gato, e aprendizes de jornalistas buscavam a transmissão da final pelas rádios comunitárias – Genial FM (90/3) e Imigrantes (87/7). “Estamos com problema. O som sumiu por causa da chuva”, explicou J. Alves, nervoso. Um torcedor com a camisa do Flamengo, com rádio enorme nos ombros, tentava ver o jogo do Água Santa na beira do alambrado e ouvir Vasco x São Caetano, em São Januário. Queria a derrota do Vasco, que aconteceu. O funileiro Flávio Souza, torcedor do Água Santa, prognosticava goleada por 4 a 1, mas não deu.

O experiente jornalista e promotor do evento, Flávio Adauto, e Luiz Carlos Duarte, diretor da rede de lojas A Esportiva, elogiavam a organização da copa. “O torneio começou no dia 1º de setembro e acaba no dia 20 (sábado), sem atrasar um minuto. Nosso propósito é levar a cultura do futebol para o povo. O Santa Tereza de Rio Grande é um timão, e mereceu chegar até aqui. E o Água Santa é uma equipe bem estruturada”, disse.

Equilíbrio – O fato de jogar pelo empate trouxe um certo relaxamento ao Água Santa, enquanto o Santa Tereza era mais perigoso ofensivamente. Nem bem a chuva começou e, aos seis minutos, Róbson fez 1 a 0, e Tilico ampliou para 2 a 0, aos 11 minutos, numa bobeada da defesa da equipe de Rio Grande da Serra.

DGABC

Com desvantagem de 2 a 0, era natural que o Santa Tereza fosse mais decidido ao ataque. Rogério, Xande, Tilico, Róbson, Anilton, Bê e Dodô eram os destaques do Água, enquanto Ênio, Testa, Djalminha, Frade, Jamanta e Edmar se sobressaíam pela equipe de Rio Grande. Mas depois de muito pressionar, a equipe do Santa Tereza diminuiu com o artilheiro Jamanta, logo no início da etapa final. Com o campo mais seco o jogo ficou equilibrado. Aos 29, Xande cobrou pênalti e empatou por 2 a 2. A partir daí, o duelo passou a ser disputado sob clima de muito nervosismo e o árbitro Cosme Aprígio foi obrigado a expulsar dois jogadores de cada lado. No final, a festa era mesmo do Água Santa, o grande campeão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;