Cena Política Titulo
Petismo joga fora chance de renovação
Fábio Martins
do Diário do Grande ABC
11/04/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


O PT, que vive a pior crise institucional desde a sua fundação, perdeu a oportunidade de renovar quadros da direção do partido no PED (Processo de Eleições Diretas). No Grande ABC, considerado o berço político da sigla, o cenário é de manutenção. Os nomes dos vencedores da disputa, mesmo que alguns não tenham exercido anteriormente cargo na executiva, representam caciques da legenda. A mudança não só mostraria interesse por oxigenação depois de derrota significativa no pleito de 2016, mas daria um recado para a sociedade. Na esfera macro, a situação é idêntica. Afilhado político do ex-presidente Lula, o ex-prefeito de São Bernardo Luiz Marinho é o mais cotado para a estadual, enquanto que a senadora Gleisi Hoffmann, réu na Operação Lava Jato, sai na frente para liderar o PT nacional. Jogou fora a chance.

Esqueceram de mim

Parentes do ex-prefeito Antonio Pezzollo (1973-1977) demonstraram desconforto com o esquecimento da menção do político no banner produzido pela Prefeitura de Santo André, fixado na entrada do Cemitério da Saudade, ou da Vila Assunção. O material do Paço, denominado ‘Mais de 100 anos de história’, aponta ex-chefes do Executivo andreense sepultados no local, entre eles Lincoln Grillo, Bruno José Daniel, Pedro Dell’Antonia, Antonio Fláquer e Celso Daniel. Não consta nem foto nem o nome de Pezzollo.

Nome de Brandão

O governo do prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), pretende mudar o nome do CHM (Centro Hospitalar Municipal) para Hospital Dr. Newton da Costa Brandão (PSDB), triprefeito da cidade, morto em 2010. A gestão tucana encaminhou, recentemente, projeto que já tramita no Legislativo para fazer a homenagem ao ex-prefeito, conhecido por seu estilo folclórico.

Ferreira liberado

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) deferiu a candidatura do ex-vereador Carlos Ferreira (PPS), de Santo André, após dar aval a recurso do popular-socialista, que agora fica como primeiro suplente da legenda, detentora de duas cadeiras no pleito. A Corte ponderou que faltaram documentos para comprovar ato de improbidade no caso da ação civil pública, referente ao pagamento da ajuda de custo na Câmara.

GTs do Consórcio

Os GTs (Grupos de Trabalho) do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, blocos que têm a função de aprofundar discussões setoriais da entidade, não possuem coordenadores, mesmo depois de passados três meses de andamento. Educação, Saúde e Mobilidade Urbana, áreas de grande impacto, por exemplo, são tocados por considerados interinos, na ausência de definição sobre o caso.

Novo capítulo no PEN

Após novo capítulo de acirramento, o PEN de São Caetano, dirigido por Gilberto Costa, convocou reunião extraordinária para segunda-feira para tratar de “cronograma das linhas de ação política”. Lembrando que o único vereador da sigla, Caio Funaki, não só se rebelou contra a deliberação por atuação de independência na Câmara como exonerou de seu gabinete a mulher de Gilberto, Marcela Costa.

Reforma de ginásio

O Palácio da Cerâmica finalizou licitação para reforma de equipamento que servirá como centro de ginástica. O espaço, abandonado, já é prometido desde 2015, porém não saiu do papel. Era para abrigar, inclusive, unidade de treinamento para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Aguardaremos os próximos passos antes dos Jogos em Tóquio, no Japão. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;