Internacional Titulo
Powell: é preciso 'tempo' para desmontar regime de Saddam
Do Diário OnLine
Com AFP
19/07/2003 | 12:25
Compartilhar notícia


O secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, reconheceu que "levará um certo tempo para terminar completa e definitivamente com todos os vestígios do Partido Baath", do ditador iraquiano Saddam Hussein, deposto na guerra liderada por EUA e Grã-Bretanha.

Numa entrevista difundida neste sábado pela Radio Monte Carlo Oriente Médio (RMC-OM) e pela Rádio França Internacional (RFI), Powell reconheceu que o governo americano sabia das dificuldades que esperavam os soldados no pós-guerra. "Nós sabíamos que ainda haveria combates após o fim da batalha principal. O exército iraquiano foi derrotado graças a nossas operações e isto foi o que anunciou o presidente dos Estados Unidos em 1º de maio. Desde então, temos sido alvos de ataques de surpresa e de emboscadas. Não estamos surpreendidos com isso", acrescentou.

"Levará tempo, algum tempo, para acabar completa e definitivamente com todos os vestígios do Partido Baath e com todos os milicianos e outros criminosos que existem no Iraque. Mas não há dúvidas de que venceremos, porque os iraquianos assim o desejam. O povo iraquiano quer viver em paz, não quer que a violência continue em seu país e nós manteremos o rumo", assinalou o secretário na entrevista.

"Não sei se Saddam Hussein está vivo ou morto, mas sei que já não dirige Bagdá", acentuou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;