Economia Titulo
Botijão de gás é vilão no orçamento da terceira idade
Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
08/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O botijão de gás foi um dos vilões para a economia das famílias compostas, em maioria, por pessoas da terceira idade, ou seja, acima dos 60 anos. O item teve forte influência na inflação, em 2009, para esse grupo, com aumento de 10,35% nos preços, ante elevação de 2,33% em 2008.

Esse aumento de preço contribuiu para que o IPC-3i (Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade) de 2009 registrasse variação positiva de 4,09%. Porém o resultado é animador, tendo em vista que no mesmo período de 2008 teve inflação à terceira idade de 6,35%. O indicador é apurado pelo Ibre-FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Faculdade Getulio Vargas).

Segundo o economista do Ibre-FGV André Bráz, "não há como escapar da inflação do botijão de gás, pois é um produto básico de qualquer família. Apenas quem tem gás encanado não foi afetado pelo aumento de preço do item".

Os valores de planos e seguros de saúde para essas pessoas também subiram 5,15%, chegando a incorporar 0,32 ponto percentual no IPC-3i do ano passado.

Os itens do segmento habitação tiveram maior influência na inflação às pessoas com mais de 60 anos, diz Bráz. Além do botijão, a tarifa de energia elétrica teve variação média de 5,44%. Em 2008, esse indicador teve aumento médio de preços de 0,64%.

Bráz destaca a mudança no movimento inflacionários apurado pelo Ibre. "O grupo alimentação representou em 2008 cerca de 40% da inflação às famílias da terceira idade. Em 2009, essa participação caiu para 20%."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;