Internacional Titulo
Congresso dos EUA aprova projeto de lei contra anti-semitismo
Do Diário OnLine
Com AFP
12/10/2004 | 17:03
Compartilhar notícia


O Congresso dos Estados Unidos aprovou um projeto de lei que obrigará o departamento de Estado americano a instaurar um setor especial para vigiar abusos anti-semitas em todo o mundo. Além disso, serão redigidos informes anuais classificando cada país em função do tratamento dispensado aos judeus.

O projeto de lei, conhecido como Lei de Consciência Anti-semita Global, foi apresentado pelo representante democrata Tom Lantos, sobrevivente do holocausto, para responder ao aumento de ações anti-semitas registrado na Europa e no Oriente Médio.

O departamento de Estado se opôs ao projeto por considerar que concederia aos judeus um tratamento preferencial em relação a outros grupos religiosos ou étnicos.

O projeto de lei estipula que o departamento de Estado deverá redigir um relatório anual sobre o anti-semitismo em todo o mundo, e publicá-lo junto a seu informe anual sobre os direitos humanos. A lei também prevê a criação de um setor especial dentro do departamento de Estado, que será encarregado de registrar os abusos anti-semitas e elaborar estratégias para combatê-los.

O diretor do Instituto David S. Wyman de Estudos do Holocausto, Rafael Medoff, elogiou os membros do Congresso por sua "visão, coragem e determinação para superar os obstáculos do departamento de Estado e obter esse progresso crucial na batalha contra o anti-semitismo".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;