Internacional Titulo
Papa devolve relíquias roubadas de Constantinopla
Da AFP
27/11/2004 | 16:18
Compartilhar notícia


O papa João Paulo II devolveu neste sábado, durante uma missa solene, relíquias roubadas de Constantinopla durante as cruzadas, em um 'gesto fraterno' que foi saudado pelo patriarca ortodoxo Bartolomeu I, presente à cerimônia.

As relíquias são as de dois integrantes da Igreja e patriarcas de Constantinopla, Gregório Nacianceno e João Crisóstomo, que viveram no século IV na Capadócia e Antióquia, atual Turquia.

O papa, que estava com uma boa aparência, apesar de sua doença, disse que espera que a "devolução destas relíquias a Constantinopla seja uma ocasião abençoada para purificar nossas memórias feridas e para reforçar nosso caminho de reconciliação", em uma carta entregue ao patriarca.

"Este gesto sagrado repara uma anomalia e uma injustiça eclesiástica", comentou o patriarca em uma homilia realizada diante do altar da confissão onde estava sentado, à direita do papa.

"Este gesto fraterno da Igreja de Roma confirma que não existem na Igreja de Cristo problemas que não possam ser superados quando o amor, a justiça e a paz se encontram em um espírito de reconciliação e busca de unidade", acrescentou.

Citando San Juan Crisóstomo, afirmou que "abandonar a Igreja é um dano mais grave que o da heresia" e agradeceu a João Paulo II por tudo o que fez "para cicatrizar antigas feridas e prevenir novas".

A Igreja ortodoxa e a Igreja Católica romana estão separadas desde o cisma de 1054. As relíquias serão transportadas de avião a Istambul neste sábado mesmo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;