Setecidades Titulo Números
Grande ABC registra 251 mortes por acidentes de trânsito

Números referentes a 2015 integram o Infosiga, sistema de dados lançado ontem pelo governo estadual; informações serão divulgadas mensalmente

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
24/02/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


O Grande ABC registrou 251 mortes por acidente de trânsito em 2015. Já neste ano, em janeiro, as sete cidades contabilizam 15 óbitos. Os dados integram o Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), plataforma lançada na manhã de ontem pelo governo estadual e que promete apresentar mensalmente (todo dia 19) a quantidade de ocorrências e vítimas fatais por município separadas por faixa etária das vítimas, gênero, tipo do acidente, por exemplo.

Dos 251 acidentes fatais do ano passado, 89 foram em São Bernardo. Neste caso, o Estado não forneceu dados por mês, apenas o acumulado do ano. Não há expectativa para que as informações estejam completas no portal (www.segurancanotransito.sp.gov.br).

Em todo o ano passado, foram 6.066 óbitos no Estado, sendo que 77% das vítimas são do sexo masculino e 26% têm idade entre 18 e 29 anos. Ainda segundo o levantamento, 29% dos óbitos estavam em motocicletas e 28% das vítimas fatais são pedestres. Os tipos de acidentes mais comuns foram a colisão (37%) e o atropelamento (27%).

Conforme o presidente do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito), Daniel Annenberg, o intuito é levar informação por meio dos dados baseados em boletins de ocorrência. “São dados transparentes, que vão possibilitar que a gente saiba o que está acontecendo e onde. É um processo que está começando agora, mas queremos que todos tenham informações sobre determinados locais, por exemplo”, disse.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) ressaltou que o programa estadual tem o objetivo de reduzir em 50% o número de mortes no trânsito até 2020. A meta é que as 7.164 mortes caiam para 3.582. “Hoje, essa é a principal causa externa de morte no Estado. Antigamente era homicídio, mas, no ano passado, esse número foi de 3.962 casos. Queremos reduzir cada vez mais e vamos fazer isso detectando as necessidades e analisando caso a caso”, afirmou.

Durante o evento, o governador assinou convênio com 15 municípios do Litoral e Interior do Estado. Foram disponibilizados R$ 10,5 milhões para que as prefeituras selecionadas invistam em sinalização, fiscalização e educação no trânsito. As cidades são: Amparo, Atibaia, Barretos, Catanduva, Fernandópolis, Itanhaém, Jacareí, Piedade, Praia Grande, Registro, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto, São Roque e Sorocaba.

Foram considerados municípios integrantes do Sistema Nacional de Trânsito, com números médios superiores a 15 óbitos por 100 mil habitantes, por ano, no período de 2011 a 2013.

Alckmin sinalizou a possibilidade de que mais cidades participem da ação futuramente. “Esses foram os primeiros 15. São os pilotos. O recurso não é infinito, mas essa é uma área prioritária, porque 70% do total dos acidentes acontecem nas estradas dentro das cidades”, disse.

 

TRAVESSIA SEGURA

Em 2014, foram 1.230 ocorrências de atropelamento no Grande ABC, totalizando média de três por dia. Em 2011, ano da criação da Campanha Travessia Segura, do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, os números chegaram a 1.761, segundo levantamento da Polícia Militar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;